Follow TV Tropes

Following

Br / Pular o Tubarão

Go To

Pular O Tubarão é o momento em que uma série de Longa Duracao já estabelecida muda de maneira significativa, que pode variar desde um artifício questionável até uma Redefinicao completa. Isso pode ser resultado das circunstâncias, no entanto costuma ser uma tentativa desesperada de Reconquistar O Publico por causa de uma audiência definhando ou para atrair novos espectadores. Infelizmente, não funciona; em retrospecto, os espectadores percebem que a mudança na verdade causou ou acelerou o término do show.

A expressão vem de um episódio da série de TV Dias Felizes, onde Fonzie, vestindo sua característica jaqueta de couro, literalmente salta sobre um tubarão enquanto em um esqui aquático — uma mudança busca na abordagem prévia do show, focada na Vida Cotidiana americana nos anos 1950. Olhando para trás, aquele foi o momento em que Fonzie passou a receber mais foco, sofrendo Flanderização e se transformando em um super humano impossivelmente estiloso. Em pouco tempo ele tomou o protagonismo da série. Até aqueles que gostavam de Fonzie — e muitos gostavam — tiveram que admitir que Dias Felizes não era melhor com ele no protagonismo. Isso nem sequer estava alinhado com o próprio desenvolvimento de personagem: em um episódio notável anterior, ele se machucou gravemente ao saltar de sua motocicleta para um truque televisionado, admitindo posteriormente que ele foi estúpido em ser tão descuidado. Quando ele pulou o tubarão, Fonzie aparentemente esqueceu daquela lição importante, e esse foi o primeiro sinal de que Dias Felizes abandonaria sua premissa original em um esforço para se manter relevante. Quando a ABC cancelou Dias Felizes em 1984, a série tinha se tornado uma mera sombra de sua antiga glória, com muito do elenco original ausente, e ficou notável por lançar a série Mork E Mindy através de um episódio Piloto Mal Disfarcado.

Desde então, "Pular o tubarão" entrou no dialeto popular para se referir ao momento em que uma série de Longa Duracao cai em declínio irrecuperável. O termo foi originalmente cunhado em meados dos anos 1980 pelo escritor Jon Hein. Notavelmente, foi apenas após o término de Dias Felizes que as pessoas perceberam qual foi o ponto de virada; é difícil identificar esse tipo de salto em tempo real. À medida que Fonzie e seus esquis aquáticos saem da memória cultural, "bombardear a geladeira" (que recebe esse nome por causa de uma certa cena em Indiana Jones EO Reino Da Caveira De Cristal) pode se tornar o novo termo, mas apenas a escolha de palavras é nova: a frustração e desapontamento são tão antigas quanto a própria mídia em formato serial.note 

Pular o tubarão pode acontecer a qualquer momento em uma série estabelecida. Apesar de ser usado como referência ao suspiro final de uma série, como uma mudança drástica para permanecer no ar (e que não funciona), algumas séries se arrastam por anos após o ponto de virada: Dias Felizes continuou por mais sete temporadas após o truque de Fonzie, período em que houveram outras mudanças nas situações e no elenco; no entanto a série ficou realmente chata. Também é possível que uma série pule por vários tubarões durante seus anos crepusculares, levado a aquilo que chamamos de Podridão Sazonal.

Como identificar um pulo sobre o tubarão

É difícil definir um pulo sobre o tubarão, principalmente porque o termo é muito usado para reclamar de reviravoltas que não se gosta. Mas há muitos sinais, e se você os perceber, é melhor que a série tenha roteiristas realmente bons para fazer com que seja uma boa decisão.

    open/close all folders 

    Mudanças no Elenco 
  • Um personagem popular é removido da série ou até mesmo Morto Pra Valer. A ideia é extrair Torque Emocional barato ao deixar todo mundo triste com a partida de um personagem tão bom. Se acontecer com frequência, pode levar ao Efeito Firefly em nível de personagem — os espectadores não querem fazer investimento emocional em personagens se existe um risco elevado de eles serem removidos depois. A chance de alienar o público é maior se o método de remoção parece pouco satisfatório ou malvado. Costuma acontecer mais com personagens quietos, introvertidos, ou relativamente passivos (geralmente O Coração), o que torna tudo mais malvado.
  • Um personagem se torna um artifício. Isto pode acontecer com um ??? Ensemble Dark Horse como o Fonzie, ou pode ser um personagem novo (ou não) que é introduzido por esse motivo. O problema com esse tipo de personagem é que eles exigem muita atenção, geralmente ao custo de dinâmicas pré-existentes entre personagens. É especialmente problemático se o novo personagem substitui um personagem anterior — e, voltando ao ponto acima, se ele está substituindo um personagem relativamente passivo. O novo personagem costuma ser O Exibido Do Elenco e, frequentemente, Mais Atraente E Sexy.
  • Um ator sai e um personagem precisa ser substituído. Infelizmente, ainda que não seja culpa do show, (e.g. quando o ator morre), é difícil fazer a substituição e manter o público engajado. Basicamente, três opções ficam disponíveis: matar o personagem (o que força uma Redefinicao significativa se o personagem era fundamental para o sucesso da série), usar O Outro James (mesmo personagem, ator diferente) ou um Substituto Estranhamente Similar (ator diferente, personagem diferente, arquétipo igual).
  • Um personagem criança é adicionado a um elenco de adultos. Raramente funciona porque o público percebe isso como um truque barato para adicionar fofura. Um exemplo particularmente cruel é quando as crianças já existentes no elenco são deixadas de lado em favor do novo personagem (que é mais jovem e bonito).
  • E a presença do Ted Mc Ginley. Ok, isso não é realmente justo, mas Jon Hein notou a tendência dele de interpretar personagens nesse estilo e o chamou de "santo padroeiro do pulo sobre tubarão" — a aparição dele em uma série significou a ruína desta. Atualmente ele às vezes aparece ao longo de invocações do pulo sobre tubarão como forma de Lançar Luz Sobre o Tropo.

    Desenvolvimento de Personagem 

    Desenvolvimento de Trama 

    Artifícios e truques 
  • O tom se torna Mais Denso E Estranho, o que pode ser especialmente perturbador se o show começou com uma premissa séria.
  • O show começa a depender demais de 'participações especiais', especialmente celebridades interpretando a si mesmas, o que quebra a verossimilhança do show. É possível até que um episódio traga alguém que não saiba como atuar.
  • Efeitos gráficos como 3D são usados para conter a falha no desenvolvimento de personagem. Em videogames, isso pode ser uma Mecanica Odiada. Em séries animadas, isso pode ser uma Mudanca Artistica que tenta ser "de ponta" mas costuma ir na direção oposta.
  • O Filme é lançado e os níveis de criatividade do show começam a cair. Um não é necessariamente causado pelo outro, mas executivos espertos costumam alinhar o lançamento do filme com o pico de popularidade do show, por isso dali pra frente é só pra trás.
  • Um artifício é removido — caso ele exista desde o começo do show e era interessante ou central ao funcionamento do show.
  • A série começa a contar ao invés de mostrar — por exemplo, personagens sendo promovidos para posições mais elevadas para dar a sensação de progresso, mas não conseguimos ver nenhum motivo pelo qual ele deveria ser promovido.
  • Um Episodio Musical ou uma Serie De Clipes.
  • O show tenta se manter atualizado com muito esforço, mesmo quando não faz sentido, ou quando os escritores estão obviamente Duas Decadas Atrasado.
  • O show tenta parecer atrativo para um público mais amplo, mas perde o fico e aliena os fãs originais.
  • Apelar para o Minimo Divisor Comum. Isso costuma envolver humor de qualidade duvidosa, humor pastelao, fanservice gratuito (as mulheres proeminentes entram em um concurso de camisa molhada ou tentam aprender pole dance), ou outras formas de Polir A Merda. Acontece de maneira mais visível com Talk Shows, que podem começar se propondo a serem inteligentes e eruditos mas degeneram para programas de fofoca do horário da tarde.
  • Excesso de sequências e trabalhos derivados, um menos criativo que o outro.
  • Lésbicas usadas como isca. É muito fácil para um show gerar engajamento barato ao implicar a possibilidade de um par romântico LGBT. Os executivos parecem pensar que as pessoas do meio LGBT vão assistir qualquer coisa que retrate alguém do meio, independentemente de qualidade, apenas pelo desespero em ver representatividade positiva na televisão. Eles também parecem pensar que homens vão assistir qualquer coisa com lésbicas. Eles se aproveitam do relacionamento para gerar burburinho "progressivo". E então, para manter o público que não quer ver esse tipo de coisa, eles revelam que são só amigos, colegas de quarto, primos, etc.

    Por trás das cortinas 
  • O show muda de local. Isso costuma ser inevitável para Series De Longa Duracao. As primeiras temporadas são gravadas em algum local aleatório por causa de incentivos fiscais, mas à medida que o show cresce e os atores buscam novas oportunidades, eles inevitavelmente precisam se mudar para a Califórnia do Sul. Isso costuma vir com algum artifício relacionado caso a mudança não possa ser facilmente mascarada e a ambientação muda para acompanhar.
  • Produções não estadunidenses mirando nos padrões de Hollywood. Isso significa que qualquer encanto que a obra possa ter é cirurgicamente removido para ter apelo ao público dos Estados Unidos, que não é conhecido pela capacidade de raciocínio. Estranhamente, o único motivo pelo qual os produtores se incomodam em fazer isso é porque existe uma Demografia Periferica nos Estados Unidos, que presumivelmente já aprecia o show pelo que é, com todos os traços estrangeiros junto.
  • Similarmente, produções americanas sendo ajustadas para ter apelo na China. O mercado chinês é uma gigantesca fonte de dinheiro para filmes, mas o que a China permite que seja exibido em seus cinemas é bem estrito. Isso pode causar mudanças de roteiro que mudam bastante o que o filme poderia ter sido, cenas supérfluas e personagens extras desnecessários para serem usados na publicidade chinesa, e pode até causar controvérsia a ponto de acabar com o filme se as coisas feitas para agradar a China são ofensivas para o público ocidental. Isso é tornado pior pelo fato de que o governo chinês só permite 34 filmes internacionais por ano e tem controle completo sobre as datas de estreia, publicidade e quantas sessões o filme terá — como a competição é intensa, estúdios costumam estar dispostos a ceder em níveis desesperados para o filme ser aceito.
  • Um dos membros do elenco se envolve em um escândalo da vida real. Isso torna o show menos interessante do que o escândalo associado. Se a acusação for realmente séria (e.g. racismo, Abuso Domestico, abuso sexual), ninguém vai querer fazer nada no show até que o membro envolvido seja removido totalmente do show — o que nem sempre se pode fazer de forma simples.
  • Mudança de horário. Isso é especialmente verdade se o show parar do outro lado da Mudanca De Aguas e agora precisa se preocupar com a censura (ou a falta dela, se o show foi movido para o horário de Otaku Em Ponto). Uma Mudanca De Canal também pode causar uma alteração séria, especialmente se a nova rede tem uma audiência menor ou se o show não encaixa na premissa da nova rede (o que leva a Decaimento Da Rede). Uma mudança para a Hora Da Morte Na Noite De Sexta praticamente significa a morte do show.
  • O criador original não está mais no comando. Eles podem ter saído para trabalhar em outros projetos, podem ter sido demitidos ou chutados para o andar de cima, podem ter morrido ou apenas parado de se importar. Qualquer que seja o caso, o criador não pode mais microgerenciar a própria criação e quem quer que esteja no cargo terá que continuar o show seguindo a própria visão. Isto, é claro, presume que o criador não tentou sabotar a franquia antes de sair.
  • Um membro do elenco principal se torna um produtor. Isso permite que eles pensem no show como "o show dele" e tome controle total. Os colegas de elenco costumam ficar ressentidos com isso e isso aparece na tela.
  • Um casal de Hollywood na vida real é elencado como casal principal e coloca muito de si mesmos nos personagens que interpretam.
  • Um papel importante é dado a um parente ou pessoa próxima de alguém importante por trás das cortinas, independentemente da competência da pessoa para o papel.
  • A partida do último membro do elenco original. Apesar da saída e substituição dos membros do elenco levar a pulo sobre tubarões com frequência, isso pode ser evitado se for um tipo de show apropriado. Mas, quando este membro em específico deixa o elenco, é inegável que é O Fim De Uma Era.
  • O show cede à pressões externas para mudar o material, seja para torná-lo Mais Sombrio E Pesado (porque as pessoas querem ser fãs de um show "profundo") ou para aliviar o material em nome dos Guardiões da Moral, cujas exigências tendem a ser ainda menos razoáveis (e não são sequer baseadas em pesquisa).
  • Instituições governamentais aprovam leis que banem o uso de elementos bem quistos ou definidores do show (se a obra não for simplesmente banida). Também acontece com obras estrangeiras que tentam apelar a públicos que vivem sob os ditos governos.
  • O show se torna muito popular e agora se vende sozinha, o que pode levar a um colapso na motivação ou esforço dos criadores, ou aos criadores recebendo Protecao Contra Editores e ignorando dicas externas sobre como melhorar o show.
  • O show possui múltiplos criadores com visões criativas diferentes e que começam a lutar sobre qual cânone é melhor enquanto esquecem de fazer histórias que valham a pena ver.
  • Um Fanboy Promovido obtém controle do processo criativo e o show se torna suscetível a um excesso de piadas mitológicas, homenagens internas, salves e outras cartas de amor ao próprio show.
  • Uma greve de roteiristas acontece. Os roteiristas de reposição raramente conseguem elaborar algo que mantenha os padrões dos roteiristas originais. Isso pode levar a um excesso de episódios engarrafados em uma tentativa desesperada de esperar a greve terminar.
  • A Marcha Da Tecnologia acontece de um modo que muda fundamentalmente a produção enquanto o show tenta continuar no novo formato como se nada tivesse acontecido. Muitas séries para TV tiveram seus melhores anos em preto e branco, mudaram para cor e continuaram até a época do Expurgo Rural.

Contrastar com Crescer A Barba, quando um show fica melhor com o tempo (apesar de haver sobreposição às vezes. Ver abaixo.). Para fenômenos relacionados, consultar Pecado Original Da Franquia e Podridão Sazonal. Quando acontece com redes inteiras ao invés de apenas shows, consultar Decaimento Da Rede; para revistas impressas, consultar Decaimento Da Revista. Para quando uma obra consegue se firmar e recupera a base de fãs após um evento como esse, consultar Reconquistar O Publico e Crise Do Segundo Ano.

Quando as pessoas começam a reclamar de algo parecido com um pulo sobre tubarão imediatamente após acontecer, é Arruinado Para Sempre.

Sem Exemplos da Vida Real, Por Favor! Este é um dos artigos mais subjetivos deste site, e tem grandes chances de iniciar discussões. Quase qualquer show que tenha pelo menos três temporadas terá variações suficientes em qualidade para que se possa apontar para algum ponto como se a série tivesse "pulado o tubarão". Esta página possui somente referências claras ao termo ou lançamentos de luz sobre o fenômeno. A maioria delas não será boa.


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Pulando O Tubarao

Top