Follow TV Tropes

Following

Br / Espectadores São Idiotas

Go To

"Ninguém neste mundo, até onde eu sei — e eu pesquisei os registros por anos, e empreguei agentes para me ajudarem — jamais perdeu dinheiro ao subestimar a inteligência das grandes massas do povo comum. Ninguém também nunca perdeu nenhum cargo público."
HL Mencken, Sobre o jornalismo

Uma crença comum entre executivos da televisão e do cinema é de que todo mundo que assiste qualquer coisa na televisão tem o intelecto de uma batata.

Esta crença é uma das causas da Interferência Executiva, que é particularmente comum em shows voltados para crianças. Pode-se dizer que crianças possuem menos conhecimento que adultos, apesar de cada um de nós certamente conhecer uma quantidade significativa de exemplos.

É claro, existe em algum lugar uma parcela de idiotas, mas os executivos parecem acreditar que toda e qualquer pessoa que assiste televisão é parte desse grupo. Isso pode ter a ver com algo que é conhecido como a regra do "80-20" note  nos negócios — neste caso, as pesquisas de mercado apontam que 80% do dinheiro gasto com produtos anunciados na televisão vem dos 20% inferiores em termos de educação e inteligência, por isso o conteúdo dos shows é naturalmente voltado pra eles.

Além disso, não só os espectadores são estúpidos, eles são também intolerantes à pessoas e coisas que não são como eles, são ignorantes, odeiam mudanças, precisam ser instantaneamente satisfeitos e possuem tanta atenção quanto um peixinho dourado.

Este tropo leva a:

Curiosamente, este meta-tropo soa pior do que realmente é, pelo menos no momento; comparar e contrastar o entretenimento atual com o entretenimento do passado vai mostrar que, no geral, os shows exigem mais da sua mente do que antes, provavelmente porque ficaríamos entediados se assim não fosse e parcialmente porque as gravações e a internet agora permitem examinar os shows a fundo mais facilmente do que no passado (o livro Everything Bad Is Good For You, do Steven Johnson, tem uma explicação eloquente que vai além do escopo deste artigo).

É claro, tudo isso significa que o nível do entretenimento está cada vez mais elevado e que os espectadores se irritarão mais facilmente se coisas como o Despejo De Informacao acontecerem em excesso. Adicionalmente, a observação sobre isso ser a opinião dos executivos sobre os espectadores de fato correspondia com a realidade em certo ponto. Na era das três grandes emissoras americanas (NBC, ABC e CBS), antes da ascensão do VHS, os shows eram de fato pensados para serem simples e "inquestionáveis", por receio de fazer aquele terço do público querer trocar para um dos competidores. Intelectuais que consideraram a televisão muito simplista logo pensaram em nomes jocosos para o aparelho e houve também quem dissesse que "a televisão me deixou burro, muito burro demais".

Note que este ponto de vista não é exclusivo dos executivos de emissoras. Questione algum detalhe de continuidade de um show para crianças que tenha uma Demografia Periferica significativa composta por adultos e é praticamente certo que um dos adultos periféricos vai insistir que é "apenas um programa infantil e as crianças nem vão perceber". Ironicamente, as crianças costumam prestar mais atenção nesses detalhes, não exatamente porque elas são "mais espertas" do que supomos, mas porque, pela ausência de coisas como trabalho, cônjuge e obrigações da vida adulta, elas tendem a ver os programas favoritos com mais obsessão e com uma fração maior das próprias mentes dedicada para análise. (E isso os tornam similares a outras pessoas que você talvez conheça.) Consequentemente, crianças e suas questões difíceis podem colocar até os editores mais atentos no sufoco.

Por fim, este tropo não é necessariamente ruim. Administradores e qualquer outra pessoa cujo trabalho seja explicar coisas para outros (como um técnico ou um palestrante) conhecem o método "KISS"note  por causa do receio de que se algo é muito complexo então ninguém vai compreender, o que certamente é verdade para as tramas televisivas. Por isso, se um escritor supõe que seu público alvo não é composto de gênios e escreve uma história de acordo, isso não é má ideia, já que ninguém vai aproveitar a história se não consegue acompanhá-la. É claro, cuidado é necessário, pois se um escritor torna sua história simples demais ele corre o risco de alienar o público, que vai furiosamente invocar este tropo.

Parte dele tem a ver sobre como as pessoas usam a televisão. Em algumas residências, a TV simplesmente fica ligada. O ruído de fundo e as vozes adicionam um pouco de conforto ao lar. Essas pessoas talvez prefiram programas que dê para começar a qualquer momento sem perder muito conteúdo. Convenhamos, nem todo espectador é como um tropoeiro, que está sempre analisando as ações dos personagens e destrinchando a trama. Isso não significa dizer que a pessoa é estúpida, mas quando se trata de explicar o show que ela "assiste", para um tropoeiro essa pessoa pode soar como se fosse estúpida.

Comparar com Minimo Divisor Comum. Para quando os espectadores realmente são idiotas, consultar ??? Fan Dumb e ??? Hate Dumb.

Para o oposto polar menos comum, ver Espectadores Sao Genios. No entanto, quando esse tropo conflita com este, você pode acabar com uma ??? Unpleasable Fanbase.

Para versões impostas por lei (ou por medo de processo judicial), ver também Nossos Advogados Recomendaram Este Tropo.

Não confundir com Humanos Sao Idiotas.

Somente Exemplos In Universo.


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Top