Follow TV Tropes

Following

Br / Torque Emocional

Go To

O objetivo alternativo de se contar histórias é provocar uma reação no público — um riso, uma lágrima, um desejo de mudança ou um desejo de matar o contador de histórias.

Há poucas coisas tão tristes quanto uma história que recebe uma reação apática. Uma história deveria nos influenciar e nos afetar. O contador de histórias quer ver o público prestando atenção em cada palavra e aplaudir em entusiasmo quando a história termina.

Por que você acha que o Superman durou tanto enquanto personagem? É uma combinação de Escapismo — você sonha em fazer o que o Superman faz, em voar por aí com uma capa balançando nas costas — e da Realizacao De Sonhos — você sonha em poder ajudar o mundo tanto quanto ele pode.

Os antigos mitos também encantavam o mundo. Essas histórias geraram religiões inteiras em seu entorno. Ainda hoje há contadores de histórias que conseguiram pra si seus próprios devotos.

Desde a Antiga Grecia as pessoas se perguntam: Por que somos atraídos pela tragedia? Por que as pessoas assistiriam de espontânea vontade a algo que elas sabem que vai deixá-las tristes, furiosas ou assustadas?

É porque arte não é sobre fazer você se sentir bem. É sobre fazer você sentir. Aristoteles sugeriu que uma tragedia é a imitação de uma ação que é séria e concluída em si mesma... que, mediante uma série de casos que suscitam piedade e terror, tem por efeito aliviar e purificar a alma de tais paixões.

A catarse é o conceito em que aliviar as emoções de certo modo pode influenciar outros componentes da psique. É uma experiência difícil de descrever; não é como a alegria ou a felicidade, e também não existe uma emoção "épica". O melhor jeito de descrever os momentos favoritos seria satisfação. Aqui, chamaremos de torque emocional.

Pense um pouco sobre a Lógica de Geladeira e a Suspensão Voluntária da Descrença. Elas funcionam e existem porque somos movidos pela história. Ficamos tão imersos no momento do que se desenrola que não pensamos no ilógico, no não-histórico ou na ciência falha.

Isso segue a distância requerida pela história. A história e os personagens precisam fazer o necessário para se estabelecerem. O Corinho precisa levar porrada, o vilão precisa fazer algo do mal, etc. Se há uma guerra ocorrendo e ninguém se machuca, nenhum sangue é derramado e não fica nem uma manchinha de sujeira neles, então isso é tornado ineficaz e passa a impressão errada. É como um Babaca que não faz nada de mal.

Estes tropos são os tropoeiros tentando catalogar as próprias reações emocionais:

Estes são variantes de Brincando Com Tropos em relação ao tom emocional com o qual o tropo é usado:

Estes tropos são para a reação emocional se impõe sobre sensibilidades comuns:

Quando o uso do torque emocional falha em funcionar como pretendido, as seguintes coisas tendem a acontecer:Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Impacto Emocional

Top