Follow TV Tropes

Following

Br / Verdade na Televisão
aka: Truth In Television

Go To

Vez ou outra um show televisivo mostra algo que acontece na Vida Real. Não se preocupe — nunca dura muito e logo os velhos hábitos voltam. Raramente outros shows seguem o mesmo uso e assim você consegue um tropo que reflete adequadamente o mundo real. Listado abaixo, para sua conveniência, estarão alguns exemplos.

Quando acontece o exato oposto, você tem um caso ruim de Realidade É Irrealista. Se as pessoas aceitam isso é porque A Televisao Nunca Mente ou, no caso de convenções midiáticas já bem-estabelecidas, O Efeito Coco.

Como são tecnicamente verdade, estes tropos não precisam ser justificados. No entanto, Espectadores São Idiotas e os escritores podem optar por inserir justificativas.

Os filhos bastardos destes dois tropos são Inspirado Por e Vagamente Baseado Em Uma Historia Real.

Existe uma Escala Movel de frequência para Verdade na Televisão. Em uma ponta, a quantidade de vezes que o dito tropo é Verdade na Televisão (baseado em casos bem conhecidos) pode ser contada nos dedos de uma mão (por exemplo, Passagem Pelos Dutos De Ar). Na outra ponta, estes tropos acontecem com frequência na vida real (por exemplo, Botão da Fúria).

Outro jeito de dizer isso é que muitas coisas que acontecem na televisão já aconteceram pelo menos uma vez a alguém no mundo. O motivo pelo qual se tornam tropos — e lembre-se, Tropos São Ferramentas — é porque são muito usados na televisão (e outras mídias), geralmente em meios que não se misturam bem com a Vida Real. Então, por exemplo, é certamente o caso que agentes especiais tenham usado roupas de corpo inteiro feitas de Lycra (ou similar), que pessoas tenham se espremido por dutos de ar, e que algumas pessoas têm pavor de espaços apertados. Isso não torna o protagonista com "Roupa Espiã" que está escapando por uma Passagem Pelos Dutos De Ar porém afetado por claustrofobia um exemplo de Verdade na Televisão. Para elaborar nisso ainda mais, se nós víssemos esses tropos usados somente juntos ou em combinações improvavelmente similares, nenhum deles qualificaria como verdade porque nunca teriam sido usados de maneira realista. Eles foram ampliados, exagerados e esticados para serem muito mais interessantes e dramáticos do que a Vida Real, e ao fazer isso eles deixam de lembrá-la. E é por isso que são tropos.

Adicionalmente, algo ser Verdade na Televisão não necessariamente significa que queremos exemplos disso na Vida Real. Se um tropo está listado aqui e em Sem Exemplos da Vida Real, Por Favor!, isso significa que, apesar de a ocorrência dele ser definitivamente possível ou até mesmo comum na vida real, listar os exemplos seria muito exaustivo, inútil porque na vida real é um evento qualquer sem relevância, controverso demais porque a Vida Real é subjetiva ou NSFW porque é um Tropo Sexual e, apesar de verdadeiro, as descrições seriam muito perturbadoras, inadequadas para a família, ou beirando a fofoca.

Um bom exemplo seria qualquer tropo relacionado à religião e suas práticas: por exemplo, o Culto Do Apocalipse e Religiao Golpista são infelizmente Verdade na Televisão, e ainda assim é frequentemente subjetivo (e.g. pessoas que consideram que todas as religiões são uma fraude, ou que todas as religiões são uma fraude exceto a minha própria), e mesmo em casos onde está objetivamente provado (e.g. o grupo cometeu suicídio em massa com notas sobre um apocalipse, ou uma operação policial revelando uma fraude) levantar a acusação é ofensivo.

E é assim que a televisão funciona. Então, por favor, antes de adicionar qualquer coisa na lista abaixo ou descrever tropos existentes como Verdade na Televisão, pense por um instante: isto é (ou foi) usado na TV do mesmo jeito como aconteceu de verdade? Ou está aí meio como um exagero em um ou outro lado da equação para fazer funcionar? Se a resposta para a primeira questão é um definitivo "sim"... beleza, vai em frente.

Comparar com Tropos Examinados Pelos Myth Busters e Mostraram Seu Empenho, alguns dos quais provam que são Verdade na Televisão. Contrastar com A Vida Imita A Arte.


Esta página está com Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Truth In Television

Top