Follow TV Tropes

Following

Br / Lei de Finagle

Go To

"Marty, nós já concordamos que ter informações sobre o futuro pode ser extremamente perigoso! Mesmo que suas intenções sejam boas, pode sair pela culatra drasticamente!"
Dr. Emmett Brown, De Volta Para O Futuro

Esta é a Lei de Finagle:

A perversidade do universo tende sempre ao máximo.

Às vezes chamada de "Lei de Finagle de Negativos Dinâmicos". Uma versão simplificada, muitas vezes chamada de Lei De Murphy (ou lei de Sod) é esta:

Qualquer coisa que possa dar errado, vai dar errado.note 

Há outra Lei de Murphy relacionada - "Se houver duas ou mais maneiras de fazer algo, e uma dessas maneiras pode resultar em uma catástrofe, então alguém o fará". Em termos leigos, isso significa que se alguém conecta uma torradeira invertida e ela frita sozinha, o problema não é apenas que algum idiota a conectou ao contrário, mas que ela conseguiu ser conectada ao contrário no primeiro lugar. Alguém vai tentar estragar tudo (ou estragar tudo sem tentar). Murphy era, para a surpresa de ninguém, um engenheiro. Afinal, quando você tenta inventar algo à prova de idiotas, o mundo inventa um idiota melhor.

O nome "Lei de Finagle" foi cunhado para distingui-la da de Murphy. O termo foi popularizado pelo escritor de ficção científica Larry Niven. Mais informações sobre a Lei de Finagle podem ser encontradas no Hacker's Jargon File. (Às vezes, o conceito também pode ser usado seriamente em certas situações da vida real. Por exemplo, na programação de computadores, esse é o princípio motriz por trás da chamada programação defensiva. )

A verdadeira Lei de Finagle é mais forte do que "qualquer coisa que pode dar errado vai dar errado". Isso permite que as coisas corram bem, já que o universo é apenas embalando você em uma falsa sensação de segurança antes de começar a estragar as coisas para você. Ele também permite que coisas que não podem dar errado dêem errado; alguns casos disso contam como Deu Horrivelmente Certo.

A Lei de Finagle no storyland deve sua existência mais ou menos inteiramente à Regra do Drama, e é especialmente comum em Crapsack Worlds onde as coisas que dão errado tendem a dar errado da pior maneira possível. Também pode acontecer com a Vida Real em um ritmo limitado, como indica a entropia. Geralmente, fica-se com a impressão de que o universo é controlado por uma divindade malévola (ou pelo menos travessa) - alguns podem dizer autor - que é obcecado em tornar sua vida o mais difícil e humilhante possível.

Em algum nível, isso garante uma grande porcentagem dos enredos da TV, especialmente na comédia. As chances de algo acontecer no desenrolar da trama não dependem de sua probabilidade real, mas de seu potencial para o desastre.

Compare com a Regra do Legal em termos de como os eventos podem ignorar as leis da física, biologia, boas maneiras e outras em um grau proporcional que os eventos em questão sirvam ao enredo ou de outra forma chamem a atenção do leitor/visualizador.

Veja também Guilhotina De Hanlon. Nenhuma relação com a Murphys Law, uma webcomic. Para outros usos da Lei de Murphy, consulte a página somente para definição.

Tropos que só existem por causa da lei de Finagle ou fortemente construídos sobre ela são:

Alternative Title(s): Finagles Law

Top