Follow TV Tropes

Following

Br / Lei De Moff

Go To

"Não se trata de análise excessiva quando cada pensamento sobre o filme tem de ser anulado para que você não perceba como o filme é estúpido."

Lei de Moff: Nunca tente rejeitar uma análise crítica perguntando: "Por que você não pode simplesmente apreciá-lo pelo que ele é?".

Quando a cultura pop e os fãs se cruzam, é certo que haverá discussões sobre o mérito e a mensagem de uma obra. Essas discussões ocorrem em blogs, quadros de mensagens e até mesmo nesta wiki. Às vezes, certos assuntos (como raça, gênero, etc.) são abordados e há uma análise séria. Em algum momento, alguém dirá uma variação desta pergunta: "Por que você não pode simplesmente apreciá-lo pelo que ele é?" Essa afirmação geralmente tem o objetivo de inviabilizar a discussão e proteger suas obras favoritas das críticas (embora isso também possa ser feito a fim de evitar que um Negócio Sério se transforme em uma Flame War quando o tópico em questão é conhecido por ser altamente volátil).

A lei de Moff nos diz para não fazer isso. O nome "Lei de Moff" foi introduzido em uma postagem no blog Racialicious, que reúne raça e cultura pop; ele se refere a um comentário recente de Moff (conhecido na vida real como Josh Wimmer, colaborador do io9note ), no artigo de Annalee Newitz no io9 Quando É Que Os Brancos Vão Parar de Fazer Filmes como "Avatar"? Aqui está uma versão resumida desse comentário, sem alguns insultos:

De todas as variedades de comentários irritantes que existem, o mais irritante de todos deve ser "Por que você não pode simplesmente assistir ao filme pelo que ele é??? Por que não pode simplesmente apreciá-lo? Por que você tem que analisá-lo???"

Se você postou um comentário desse tipo ou se está prestes a postar um comentário desse tipo, aqui ou em qualquer outro lugar, deixe-me aconselhá-lo: Cala a boca. [...] CALA. A. BOCA.

Em primeiro lugar, quando analisamos a arte, quando procuramos um significado mais profundo nela, nós estamos apreciando-a pelo que ela é. Porque essa é uma das coisas sobre a arte, seja ela highbrow, lowbrow, mainstream ou avant-garde: algum tipo de pensamento foi empregado em sua criação — mesmo que o pensamento tenha sido: "Vou fazer isso da forma mais impensada possível!" — E, como resultado, é possível obter algum tipo de reflexão a partir de sua recepção. É por isso, entre outras coisas, que os artistas (incluindo, por exemplo, James Cameron) gostam muito de falar sobre seu trabalho.

Isso não significa que você tenha que pensar sobre uma obra de arte. Não conheço ninguém que pense que toda obra que encontra só deve ser apreciada por meio de uma análise consciente e ativa — ou, se conheço, essa pessoa é bastante irritante. E conheço muitas pessoas que preferem não pensar em grande parte do que consomem, e com elas não tenho argumentos. Também não discuto com pessoas que discordam dos pensamentos de outra pessoa sobre uma obra de arte. Isso não precisa ser dito. Por fim, isso também deveria ser óbvio, mas aparentemente não é: acredite em mim, a pessoa que o está incomodando tanto ao pensar sobre a arte? Ela já considerou sua estratégia revolucionária de "apenas aproveite", porque na verdade ela não é nada revolucionária. É o estado padrão da maior parte da humanidade.

Essa "lei" se espalhou para outros blogs e, em alguns casos, é de fato aplicada por meio de proibições. Certamente foi uma voz bem-vinda para muitos fãs de debate. Roger Ebert inclusive mencionou isso em sua Conta no Twitter.

Esse NÃO é um tropo de Pessoas 'Pare-de-Se-Divertir'. Não se trata de dizer que você tem de analisar uma obra como se fosse o resultado de um teste científico em busca da cura para o câncer. Não há nada de errado em gostar de uma obra pelo que ela é, sem pensar muito sobre ela. A Lei de Moff é uma resposta àqueles que dizem aos críticos que eles estão sendo estúpidos ao analisar a obra e que deveriam simplesmente sentar e apreciá-la sem pensar.

Contraste com Máxima de Bellisario e Medindo As Calendulas. Não deve ser confundida com a outra Lei de Moff,note  da Doutrina Tarkin, nem a outra outra Lei de Moffnote .

Compare com Nao Foi Feito Para Ganhar Oscars, uma defesa semelhante usada para desviar as críticas.


Por favor, não adicione exemplos às páginas de trabalho, isso apenas Define o Termo.

Top