Follow TV Tropes

Following

Br / Cérebro Lavado, Oficina da Violência

Go To

É a forma mais perigosa de Lavagem Cerebral para todos os envolvidos.

Um personagem está hipnotizado/sob controle mental/etc e é enviado para matar seus amigos ou fazer algo similarmente destrutivo. Isso pode levá-los a acreditar que seus outrora amigos são inimigos a serem derrotados.

Este tropo foi testado e desmistificado pelos Myth Busters em relação à hipnose; a maioria dos hipnotizadores e hipnoterapeutas (e muitos vilões da ficção também) concordam que esse tipo de controle mental através de hipnose não é possível, pois a pessoa alvo deve querer seguir com a sugestão para que ela funcione, ou, no mínimo, não ter um bom motivo para se opor. E isso significa que uma interpretação alternativa seria de que a vítima de lavagem cerebral queria prosseguir com isso, se a "hipnose" é usada como explicação para esse comportamento.

Por outro lado, se um escritor quer retratar que um personagem hipnotizado e violento é de fato assim e se tornou assim sem saber ou sem desejar e/ou está agindo contra a própria vontade, o escritor não vai usar hipnose como meio de controle mental porque existem meios muito mais eficazes (e muito mais assustadores) pelos quais um indivíduo pode ser manipulado e/ou controlado para agir de maneira nociva ou perigosa. O Criador De Tropo da Vida Real para isso poderia ser a Alemanha Nazista, mas uma situação persistente de Abuso Domestico na Vida Real é um exemplo muito mais comum.

Deprogramacao pode ser requerida para a cura caso o controlador não tente forçar o personagem a quebrar um Voto Intrinseco. Também pode resultar em uma Luta De Eu Sei Que Voce Esta Ai Em Algum Lugar, em última instância resultando em Morrer Como Voce Mesmo se não pode ser curado ou libertado, de modo que deve ser destruído ou morto para poupar os amigos.

Um subtropo de Passando Para O Lado Dos Monstros. Comparar com Programa De Intercambio Com O Inimigo. Ver também Maquina De Moralidade Espelhada.

Sem Exemplos da Vida Real, Por Favor!


Exemplos Em Falta.

Top