Follow TV Tropes

Following

Br / Karma Houdini

Go To

"É difícil ser religioso quando certas pessoas nunca são incineradas por raios."
Calvin, sobre Moe, Calvin E Haroldo

Às vezes até o Karma Guiado Por Laser erra o alvo.

O personagem fez várias coisas que mereciam um retorno cármico, coisas que causaram dor a inocentes. Mas quando chega o momento de o martelo da justiça cair, isso não é o que ocorre. Pelo menos, não com ele. Ele não recebe o que merece. De fato, ele sai ileso. Ele é perdoado facilmente, talvez até exaltado, e quem sabe se torna o presidente. E ele pode até mesmo ter revertido a Conga Da Humilhacao que estava preparada pra ele. O pior acontece, O Cara Mau Vence e um final feliz sequestrado acontece às custas da pobre vítima que talvez seja punida no lugar do culpado.

É só isso. Não tem mais jeito. Acabou. Boa sorte. Não tem o que dizer; são só palavras e o autor não vai escrever mais. A Palavra de Deus foi dita. O karma saiu para o intervalo de almoço. E o vilão se tornou um Karma Houdini.

Previsivelmente, costuma ser chocante ou até mesmo irritante ver esses sujeitos desviarem da punição cármica instantânea para saírem vitoriosos no fim. Mas, por mais frustrante que possa ser, isso não necessariamente torna a história "pior" desde que não pareça forçado, conveniente ou mal executado. No entanto, este tropo carrega consigo o elevado risco de deixar insaciada a ânsia do público por catarse emocional, ainda mais quando eles ficaram tão interessados em ver o vilão no qual eles projetaram toda a raiva receber o que merece, o que pode ou não acontecer no fim. E quando isso não acontece, você pode esperar que eles reclamem a respeito disso e exijam uma sequência onde o vilão de fato recebe o que merece — ou, alternativamente, eles tentarão satisfazer o desejo não correspondido ao escrever a própria sequência.

Pode haver um número variado de motivos para este tropo. Às vezes a história está se encaminhando para um Final Depressivo em que os vilões escapam da justiça. Em outras vezes, os criadores deixam passar ofensores relativamente menores, seja por não considerar suas ações dignas de punição ou por não ter tempo para fazer com que recebam a punição dentro da história. E em alguns casos pode não ser possível dar a retribuição nos personagens que se tornam Karma Houdini. Pode ser que eles sejam poderosos demais para estarem sujeitos à retribuição — qualquer Abominação Sobrenatural em uma história de terror provavelmente é um, porque ainda que eles não vençam diretamente, eles estão tão além da compreensão mortal que o melhor que os protagonistas podem esperar é apenas escapar com vida. Ou pode ser que não haja um meio de aplicar um processo legal porque eles ficam acima da lei de alguma forma e os protagonistas não querem arriscar tudo em nome de executar justiça.

Comparar com Corinho, em que um personagem sofre de maneira desproporcional ao longo da história (e, por mais difícil que pareça, pode até se encaixar neste tropo). A contraparte extrema, Brinquedo Cosmico, pode ser considerada oposto polar deste tropo. Comparar também com Nenhuma Boa Acao Fica Impune, onde o mocinho sofre como resultado de fazer a coisa certa.

Contrastar com o previamente mencionado Karma Guiado Por Laser, quando a punição do vilão chega em um momento incrivelmente oportuno e é diretamente rastreável para a transgressão; Garantia Do Karma Houdini, quando a punição só acontece na sequência, e Morte Karmica, quando a punição leva à morte do vilão. Ver também Idiota Houdini, quando uma pessoa fica protegida dos resultados de sua estupidez.

Note que um personagem não precisa ser vilão em tempo integral para se qualificar para este tropo. Eles podem simplesmente fazer coisas maldosas desnecessariamente e não sofrerem repercussões. (Em contraste, para quando alguém é mal demais para matar, mas pode sofrer outras consequências, ver Imunidade De Coringa.)

Note também que a obra deve estar concluída para que um personagem possa se qualificar para este tropo. É apenas no momento em que não há mais oportunidades para que o Karma Guiado Por Laser acerte o alvo que se pode dizer que o personagem evitou com êxito todas as consequências de suas ações. Exceções podem ser feitas em casos onde Status Quo É Deusnote  ou quando pode se dizer que um personagem escapou permanentemente, e.g. morreu de velhice enquanto dormia. E às vezes nem isso é suficiente. (A não ser que, de algum modo, tenha conseguido ir para o Ceu e está esfregando isso na sua cara.) Do contrário, resista à tentação de colocar este tropo em uma obra que está em progresso.

Não confunda a falta de karma direto com este tropo. Se um personagem, por exemplo, mata alguém e nunca é pego, mas um raio o mata, eles ainda tiveram a punição ainda que o raio não tenha conexão com o crime. Pense no escritor como um deus que tem o poder de punir ou não punir um personagem que causa o mal.

Não confundir com uma escapada literal no melhor estilo Houdini para evitar a justiça; isso é Saida Do Vilao Pela Esquerda, apesar de os dois poderem se sobrepor (e costumam se sobrepor).

Este é um tropo Fedendo A Spoilers, por isso eles não ficarão marcados. Você Foi Avisado.

Nota aos Editores

Para evitar este tropo de ser mal utilizado, se pelo menos uma coisa ruim ou terrível acontece a um personagem vilanesco ou babaca, ou se é possível derrotá-lo ou matá-lo em um videogame (por exemplo, um jogo de luta em que ele é um personagem jogável ou o último chefe), então ele não se qualifica para este tropo. Karma Houdinis não devem, absolutamente, sofrer nada de ruim (e não deve ser possível atacar e derrotar ele em um videogame; consultar O Nao Enfrentado) para qualificar para este tropo.


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Top