Follow TV Tropes

Following

Br / Xadrez Rápido de Xanatos

Go To

Alguns personagens possuem talento para não somente elaborar O Plano como também para o revisar sempre que novas circunstâncias surgem. Mesmo o Amontoamento De Gambitos não impede este personagem de obter êxito.

Apesar de as tramas poderem ser — ou se tornar — tão complexas quanto qualquer coisa que O Mestre Enxadrista (ou o Bastardo Manipulador) preparem, elas tendem a funcionar de maneiras diferentes. O personagem que planeja tende a ser um caso de O Trapaceiro. Nós usualmente acompanhamos, se não o planejador, então os personagens próximos, para que possamos acompanhar as contínuas improvisações brilhantes. O planejador tem mais chances de ser um herói do que um vilão porque o plano fica sempre à beira da falha, o que torna o sucesso mais dramático. Se for usado pelos dois lados, então o drama fica equilibrado.

Os jogadores do Xadrez Rápido se baseiam na necessidade para essa flexibilidade antecipadamente por causa do antigo adágio de que "nenhum plano sobrevive ao contato com o inimigo". De fato, muitos jogadores começam com um plano tão simples quanto possível porque isso deixa menos variáveis propensas a dar errado. Possui relação estreita com o Plano Indiana, que possui objetivos simples como "escapar" ou "esperar pelo melhor", mas neste caso o plano continua em execução, apenas modificado para se adequar à novas situações. A distinção é que o Xadrez Rápido de Xanatos envolve alterar rapidamente um plano pré existente, enquanto um Plano Indiana se inicia com nenhum plano.

Uma forma mais perigosa deste tropo é alterar o plano para tirar vantagem de sorte inesperada. Isso normalmente introduz falhas exploráveis, e se não leva ao desastre, passa bem perto.

Um Sub-Tropo de Engenhosidade Em Improviso.

Comparar com Gambito De Xanatos, que envolve um plano pré-determinado — mas um tão bem elaborado que não há falha, apenas níveis variados de sucesso.

Contrastar com Roleta De Gambitos, onde o planejador incorpora eventos que não poderiam ser realisticamente considerados — eles se baseiam tanto na sorte quanto na engenhosidade. Contrastar com o Rei Relogio, um planejador contumaz que raramente é bom nisso. Se profecias, viagem no tempo, ou a habilidade de ver o futuro estão envolvidos, pode escalar para Vidente Contra Vidente. Comparar Plano Reserva Nao Intencional, onde algo completamente inesperado acontece para ajudar o plano.

Nem todas as pessoas que tentam jogar o Xadrez Rápido conseguem jogar. Por isso, ser bom no Xadrez Rápido é uma das marcas do Bastardo Magnífico.


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Xanatos Speed Chess

Top