Follow TV Tropes

Following

Br / Todo Mundo é Jesus no Purgatório

Go To

As memórias daquele professor entusiasmado de literatura, que te forçou a aceitar que cada personagem, cada cena e cada ação possui um significado oculto e profundo, disseminaram um receio por parte dos leitores e espectadores em todo lugar, fazendo com que eles acreditem que toda e qualquer histórica secretamente contenha outra história sendo contada nas entrelinhas. O resultado final disso é um estado mental que interpreta toda trama como uma alegoria para uma busca da alma, toda ambientação como uma manifestação do purgatório e todo protagonista como um simbolismo para o Cristo. Todo mundo é Jesus no Purgatório!

A paranoia desenfreada se segue deste estado; não se pode ver nada sem a suspeita de que a obra pode ser alguma alegoria fazendo lavagem cerebral em você para que você absorva Um Esopo contra a sua vontade. E assim são plantadas as Árvores Epiléticas.

Esta Própria Wiki não está livre de causar esse tipo de paranoia também, como todos nós sabemos. Aquela cena de Atrasado Para A Escola deveria ser um caso de Mandando Um Salve para uma cena similar de outra obra, onde as coisas dão errado logo após? Seria uma satira de tais cenas para demonstrar o quão forçadas elas seriam na vida real? Os elementos de fundo são Bonus Para Genios ou apenas Escrita Acidentalmente Correta? Eles tornaram um simbolismo óbvio demais para desviar a atenção do verdadeiro simbolismo oculto na mesma cena?

O conceito da "Morte Do Autor", uma teoria elaborada pelo teórico e crítico literário francês Roland Barthes, ajudou a dar gás nessa prática, já que encoraja todos a insistir que suas teorias de estimação são totalmente válidas (com ou sem justificativa), independentemente de quantas vezes o autor tenha declarado as intenções envolvidas na obra. A Morte do Autor é eficaz porque a Palavra de Deus nem sempre é confiável; o autor pode decidir que a obra simboliza coisas diferentes (e até contraditórias), e se existem múltiplos autores, é perfeitamente possível que eles discordem sobre o que a obra simboliza. O Modernismo literário é conectado a isso. E assim está provado que a tirania de Deus abre espaço para a liberdade do Homem!

Isto geralmente resulta da fusão imprópria do simbolismo (que não implica correspondência um-pra-um e não precisa ter um e somente um significado que pode ser estabelecido em uma simples sentença declarativa) com a alegoria (que implica correspondência um-pra-um e tem um sentido específico estabelecido).

Casos extremos disso podem resultar em Como assim, não é didático?.

Consultar Freud Estava Certo (para simbolismo inconsciente sexual e/ou fálico, quando referenciado dentro da história), Duplo Sentido Acidental (para simbolismo inconsciente sexual e/ou fálico do público), Como Assim Nao E Politico (para simbolismo político), Lentes Arco Iris (para simbolismo LGBT+) e, se você estiver inclinado a explodir sua mente, Adivinhação em Massa. Comparar com Arquetipo Messianico para personagens com paralelos mais óbvios com a figura de Cristo. Não confundir com Todo Mundo E Sata No Purgatorio, onde algo bom é retratado como mau, e com Draco Em Calcas De Couro, quando algo mau é retratado com bom.

Comparar com Simbolismo Forçado e A Morsa Era Paul. Contrastar com Regra Do Simbolismo.

Por favor não use esta página para qualquer tipo possível de simbolismo — isso faz com que a página seja menos um tropo e mais adivinhação em massa para cada obra e situação possíveis. Tenha o título em mente quando adicionar exemplos.


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Everyone Is Jesus In Purgatory

Top