Follow TV Tropes

Following

Br / Simbolismo Forçado

Go To

Às vezes, as cortinas são simplesmente azuis.

Há momentos em que obras se apoiam muito no simbolismo, tomando nota de coisas que aconteceram na história, textos religiosos e outras coisas. Símbolos podem adicionar considerável profundidade a uma história, fazendo com que o público volte para analisar a obra que tanto amam. Isso também cria oportunidades para que o público veja como tal símbolo se relaciona aos elementos da trama ou aos temas abordados. Muitas obras famosas tiveram êxito ao usar simbolismo religioso, ganhando a aclamação do público.

Por causa disso, criadores menos experientes podem tentar encaixar alguma medida de simbolismo em uma história com a esperança de que o público a leve a sério, quando na verdade o evento em questão pouco tem a ver com o símbolo. É neste ponto que este tropo entra: quando o criador decide simplesmente inserir uma referência histórica ou religiosa em uma cena apenas porque sim. Talvez o criador tenha interpretado erroneamente a mensagem que o símbolo carrega, talvez o criador quisesse que sua obra fosse levada a sério tal qual Verdadeira Arte, ou o criador apenas queria que a cena ficasse bacana.

Isso é especialmente problemático quando, em adição ao simbolismo forçado, o autor coloca junto simbolismo que faz sentido e é bem-pensado de fato. Se uma obra assim se torna popular, isso usualmente resulta em uma base dividida onde um grande grupo analisa a obra em excesso (para tentar encontrar significado para o simbolismo legítimo e o simbolismo forçado) ou analisa superficialmente (pois se parte do simbolismo não faz sentido, então todo ele não faz sentido).

Nem todas essas referências são arbitrárias; este tropo se aplica especificamente quando alguém adiciona simbolismo aleatório como um toque extra para adicionar sentido e profundidade (ilusórios) à obra. Comparar o seu protagonista com o Diabo ou Jesus é popular; a segunda comparação pode ser facilmente feita dando as iniciais 'JC' ao seu personagem.

Esta técnica é particularmente popular no anime, porque japoneses possuem familiaridade superficial com o Cristianismo (o que torna seus simbolismos reconhecíveis mas ainda assim exóticos) e com alguma frequência usam nomes ou apócrifos com pouca preocupação com o significado completo. E, naturalmente, as produções ocidentais possuem pouca familiaridade com as filosofias orientais (por exemplo, o Karma, ou Yin e Yang, que frequentemente são confundidos com O Bem e O Mal).

No entanto, esteja atento que este tropo é geralmente usado não para apontar o uso de simbolismo forçado, mas para encerrar discussões sobre o que podem ser observações legítimas; você talvez não compreender ou não gostar determinado simbolismo não altera o fato de o simbolismo ser ou não forçado.

Em outras palavras, qualquer coisa pode ser considerada simbólica com o ponto de vista adequado. Existem artigos e ensaios acadêmicos sobre simbolismo em obras de arte onde na verdade nenhum simbolismo existe ou foi pretendido (ver O Senhor Dos Aneis e Segunda Guerra Mundial) e alguns artistas até chegarão ao ponto de declarar que a própria obra tem simbolismo quando na verdade eles não pensaram a respeito (eles podem ou não legitimamente acreditar nisso). Se você não tem certeza de que o "simbolismo" tem algum sentido real, tente investigar mais a fundo ou levantar isso em discussão.

Comparar com Jesus Dragao De Cristal, Todo Mundo é Jesus no Purgatório e Mundano Tornado Incrivel.

Contrastar com Regra Do Simbolismo, quando algo de fato é simbólico. Não confundir com uma caça simbólica aos "easter eggs" onde o escritor, diretor e time de produção inserem de propósito vários pequenos elementos que carregam sentido, cuja compreensão não é necessária para apreciar a trama, mas que geram discussão entre fãs e adicionam valor em assistir de novo.


Tropos comumente usados para Simbolismo Forçado:


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Top