Follow TV Tropes

Following

Br / Mal Selado Em Uma Garrafa
aka: O Mal Selado Em Uma Garrafa

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/PandorasBox.jpeg
"Tenho esperança que não seja tarde demais para devolver isso."

"Ditado popular antigo: 'Você pode capturar o diabo, mas não pode segurá-lo por muito tempo.'"

Há muito tempo, Um Povo Antigo enfrentou um terrível mal. Usando vários métodos, eles prenderam o mal em uma prisão da qual eles pensaram que nunca poderia escapar.

Mas, é claro, ele escapou.

O Mal Selado em Uma Garrafa, como o título sugere, é uma maneira de introduzir repentinamente um vilão, especialmente um que é muito lendário e muito poderoso. Também é uma forma de explicar por que o vilão não tinha feito nada ainda até aquele ponto: Ele escapou muito, muito recentemente.

Um Mal Selado é frequentemente apresentado como um Vilao De Grande Escopo: o plano principal do Malzão será abrir a garrafa onde está preso algum antigo Deus Da Maldade, esperando que ele receba um pouco desse grande poder como recompensa. Mas claro, O Mal Nao E Um Brinquedo; se ele tiver sucesso, geralmente acontece que o Mal Selado não se importa com ele (ou pode até mesmo estar manipulando-o para libertá-lo) e o descarta, tornando o Mal Selado no verdadeiro Chefe Final. O Mal Selado quase nunca recompensa aqueles que o libertam. Pode até agir como algum tipo de variante malévola de um Genio Babaca, rebatendo os desejos de seu libertador de volta para ele. (Claro, ocasionalmente o Grande Mal realmente consegue controlar o mal selado.)

O herói ocasionalmente quebra o selo devido à própria ignorância, falta de informação ou manipulação do vilão.

Ou talvez ele tenha sido despertado por mineiros ou arqueólogos desavisados que Cavaram Fundo Demais e encontraram algo que deveria ter sido deixado enterrado e quieto — muitas vezes ignorando todos os avisos que encontraram antes de liberá-lo.

Curiosamente, não importa qual seja a causa da quebra do selo, parece sempre acontecer 1.000 anos depois que o mal foi selado pela primeira vez. No entanto, ninguém parece saber que o mal está prestes a ressurgir nesse período de tempo. (Para ser justo, 1.000 anos é tempo suficiente para as pessoas esquecerem algo, especialmente se surgirem preocupações mais imediatas nesse meio tempo.)

De qualquer maneira, se um Mal Selado for introduzido em uma história, pode esperar que ele escape em algum momento. Isso levanta a questão principal "Por que eles apenas o selaram, ao invés de matá-lo?" A resposta tende a variar; mas geralmente é uma variante de A Punicao (tanto para quem foi selado quanto para todos os outros), Nao Mataras (o herói pode ter pena e/ou mostrar misericórdia para com coisas bem estranhas) e/ou Enquanto O Mal Existir. Talvez não pudesse ser morto de fato (ou mais comumente, as condições não eram adequadas para desferir o golpe final), então selá-lo era a melhor ou única coisa a se fazer. Outra desculpa comum é o Equilibrio Entre O Bem EO Mal; se eles tivessem matado o mal antigo, então um mal maior e mais malvado teria tomado seu lugar, e selá-lo neutraliza a ameaça mas também o mantém no mundo e mantém o equilíbrio . E uma boa desculpa que costuma ser usada é que o mal era muito forte, então nem mesmo os heróis mais poderosos do passado poderiam matá-lo, mas o feitiço de selamento funcionou suficientemente bem. Ou talvez ele foi morto e o método de quebrar o selo foi ressuscitá-lo.

Espere que a mera liberação do MSEUG cause uma Onda De Destruicao Mundial, Walking Wasteland e diversos outros desastres. Dito isso, o confinamento por séculos provavelmente enfraqueceu o MSEUG, o que significa que ele precisa de algum tempo para recuperar sua força perdida. Isso pode significar que o(s) herói(s) tem a chance de selá-lo de volta, ou até mesmo destruí-lo de uma vez por todas.

Como esse tropo pode ser datado desde a mitologia grega, é Mais Velho Que O Feudalismo. Observe que, tirando seus elementos de ficção especulativa padrão, é funcionalmente idêntico a uma trama onde um criminoso horrível escapa ou é libertado da prisão.

Esta é uma trama e história de fundo extremamente comum em videogames, especialmente em RPGs, porque é uma história de fundo muito simples: O Malzão, preso por algum herói antigo, escapou, e você (o jogador) deve selá-los de volta/matá-los para sempre. Ou, como mencionado acima, o atual Grande Mal deseja liberar o Vilao De Grande Escopo para usar seu poder, e o herói deve detê-los. Com o segundo enredo, espere que os heróis falhem em impedir a libertação do mal, e que o mal selado seja de fato o Chefe Final em vez do Grande Mal, e que o Mal Selado traga prontamente a Hora Mais Escura, mas apenas para ser derrotado no fim, de qualquer maneira. Presumivelmente, se o mal selado nunca fosse liberado, nunca teria sido mencionado em primeiro lugar.

Se o aprisionamento não for tão fechado assim, então é uma Garrafa Do Mal Vazando.

A natureza exata da Garrafa pode variar consideravelmente, embora algumas formas surjam com mais frequência do que outras. Em alguns casos, o Mal está aprisionado dentro de um objeto físico, às vezes surpreendentemente pequeno, como uma lâmpada ou uma caixa; noutras vezes, a prisão pode ser qualquer tipo de caverna comum (mas completamente fechada), câmara ou cela de prisão. Também pode assumir a forma de um Monstro No Gelo, caso em que é bastante comum que a entidade tenha aprisionado a si mesma acidentalmente. Em casos mais extremos, o mal está preso em uma outra dimensão ou foi totalmente expulso do universo.

Pode ser causado por Selamento Sobrenatural. Dependendo da natureza do selo, o mal pode — ou não — ser capaz de perceber ou interagir com os arredores imediatos da prisão, ou ter algo para fazer. No caso de não poder e não fazer, o Horror de Geladeira (E Eu Preciso Gritar) geralmente nunca é abordado nem reconhecido, principalmente para que impeça as pessoas de sentirem pena do vilão, embora o aspecto Levado A Loucura possa facilmente criar um vilão que é ainda pior quando for liberto do que ele era quando foi selado pela primeira vez.

Em alguns casos, o Mal Selado chega à conclusão de que Ser Do Mal E Um Saco, e decide Passar Para O Lado Dos Mocinhos, tornando-se O Mal Redimido Em Uma Garrafa.

Compare Posto Em Um Onibus Penitenciario, quando um personagem (geralmente um vilão) é apenas preso ao invés vez de ser magicamente selado, e O Mal Selado Em Outro Mundo, onde a "garrafa" é um mundo totalmente diferente. Compare com Preso No Hospedeiro, onde uma entidade (geralmente, mas nem sempre má, ou pelo menos predatória) fica presa em um corpo ou objeto que estava possuindo. Não deve ser confundido com Monstruoso Selo, pois esse tropo refere-se a selos animais.

Sem Exemplos da Vida Real, Por Favor!.

Alternative Title(s): O Mal Selado Em Uma Garrafa

Top