Follow TV Tropes

Following

Br / Grande Mal

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/rsz_imax_movie_poster_star_wars_star_wars_episode_ix_the_rise_of_skywalker_movies_hd_wallpaper_preview.png
"Tudo o que aconteceu neste tropo saiu exatamente como eu planejei."

"Eu aprendi que, em toda história, tem algo grande, bem ruim. Uma força maligna que, não importa o tamanho, corrompe o mundo da história e faz o possível para destruir o herói."

A causa de todos os acontecimentos ruins em uma história, uma fonte central que forma a principal ameaça aos protagonistas. Em uma dada história, é ele quem coordena a oposição por meio de vários fatores, seja por via de seus minions, seu controle da política ou seu impacto na opinião pública. Em uma história seriada, o Grande Mal (ou Malzão) exerce seu efeito em vários episódios, variando entre um Arco de História a uma temporada inteira, chegando às vezes a ser o vilão dominante de toda a obra. Um Malzão é tipicamente um personagem com Planos do Mal, e ajuda a conduzir o conflito central. Conhecido como a Sombra na Jornada do Herói.

Esse tropo não é um termo genérico para o maior, mais feio e/ou mais dominante vilão de qualquer história. Na verdade, não precisa sequer ser um vilão em si; poderia ser uma situação onipresente, como um cometa vindo em direção à Terra. Se for um vilão, porém, deve ser identificado corretamente; o líder durão da gangue de foras-da-lei que causa o maior número de problemas de cunho pessoal não é o Malzão. O magnata empresário que está usando a gangue como um meio para seus próprios fins é quem é o Malzão. O Homem Atras Do Homem é muito comum nesse tropo, deixando a revelação do Malzão como O Mestre Enxadrista por trás de tudo e provando ser muito mais inteligente e engenhoso do que o Vilão da Semana. Às vezes, o Malzão é o grande inimigo de uma franquia inteira. Em outras ocasiões, o Malzão é um Vilao De Arco que causa problemas por um período de tempo apenas para ser substituído por outro Malzão.

Em sua forma mais geral, um Grande Mal estará no centro do Arco Mitologico em vez de Arco de História qualquer, mas nem sempre precisa ser o caso; quando você olha para uma história de uma temporada ou um grande Arco de História e pode identificar um problema único como a causa de tudo o que rolou, esse é o Malzão.

O termo "Grande Mal" foi popularizado em Buffy A Caca Vampiros. Era característico dos Malzões sazonais de Buffy por sua identidade ou natureza, ou mesmo pelo fato de serem o Grande Mal, permanecerem obscuros por um tempo considerável, antes de serem revelados como tal. Ocasionalmente, os personagens até se referiam a si mesmos como "o Grande Mal" — se eles eram um verdadeiro Grande Mal ou apenas um Malzao Poser é uma outra questão. A estrutura de Buffy colocou o Grande Mal como sendo crucial para o Arco De Meia Temporada; metade dos episódios são fillers lidando com inimigos não relacionados, enquanto a outra metade envolvia o Arco Mitologico em andamento com o Malzão. Cada temporada pode ser facilmente definida por quem era o Grande Mal.

Se um show tem uma série de Grandes Mals intercalados, eles podem funcionar como uma série de Monstros da Semana, mas que levam mais de uma semana para serem derrotados. Se houver uma Legiao Do Mal, você pode esperar que o Malzão esteja envolvido de alguma forma. Eles provavelmente são classificados por poder, com o mais forte por último, seguindo o Algoritmo Ordenador De Maldade.

Soberano Do Mal, Genio Diabolico, O Mestre Enxadrista, Arqui Inimigo, O Homem Por Tras Do Homem e muitas vezes Bastardo Manipulativo são tipos específicos de vilões que podem aparecer como Malzões. Se eles são um Bastardo Magnífico ou Matador De Herois, os mocinhos estão em grandes problemas. A contraparte heróica desse personagem é O Bonzao, que muitas vezes será o foco da atenção desse personagem sobre O Herói no início de uma série. Se uma obra de ficção carece de um Grande Mal, pode ser um caso de Sem Antagonista.

Veja também Duumvirato De Viloes para dois (ou mais) Malzões trabalhando juntos. Às vezes, um Grande Mal começará como servo de outro vilão — se for esse o caso, ele é um Dragao Ascendente. Se o personagem que preenche o papel de Malzão da maneira mais significativa for nominalmente subordinado de outra pessoa (alguém significativamente menos ameaçador em comparação), ele é um Dragao Em Comando. Se a história tiver muitos Malzões ao mesmo tempo que não trabalham juntos, veja Mais De Um Malzao. Viloes No Modo Aleatorio ocorre quando há vários candidatos para a posição Malzão. Se o Malzão não começar tão ruim, mas se desenvolver ao longo da história, é um Malzao Em Ascencao. Se o Malzão de uma seção de uma obra não morre ao ser derrotado e permanece como um personagem em um papel diferente de enredo (redimido ou não), isso é Ex Malzao.

O Grande Mal de uma história nem sempre é a força maligna mais poderosa ou mais antiga existente. Talvez uma presença maligna na linha de uma Abominação Sobrenatural ofusque o cenário da obra, mas é em sua maior parte separada dos eventos principais da história — isse seria o Vilao De Grande Escopo.

É um dos tropos mais conhecidos na comunidade TV Tropes, sendo o primeiro a ter mais de sessenta mil wicks. Provavelmente porque é incrivelmente comum.


Tropos relacionados:



Alternative Title(s): O Malzao, Malzao, Malvadao

Top