Follow TV Tropes

Following

Br / Algoritmo Ordenador De Maldade

Go To

Os vilões aparecerão estritamente em ordem crescente de ameaça.

Esse tropo tem raízes antigas. Possivelmente, o exemplo mais antigo, pelo menos na língua inglesa, é o épico Mais Velho Que A Prensa Beowulf. Faz todo o sentido que, à medida que nossos heróis lutam contra as forças do mal, eles se tornem melhores na luta contra as forças do mal. Portanto, à medida que a história avança, as lutas devem ficar cada vez mais fáceis. É claro que ter uma luta excessivamente fácil é apenas drama mal-escrito, portanto, é preciso aumentar constantemente a ameaça que os heróis enfrentam. Isso resulta no Algoritmo Ordenador de Maldade. O primeiro vilão que você encontra é sempre o mais fraco, e o último é o mais forte. À medida que os heróis se tornam fortes o suficiente para derrotar o inimigo atual, surge um novo inimigo que os força a atingir outro nível de habilidade. Seria um Anti Climax se o herói derrotasse o pior inimigo primeiro e passasse o tempo restante lutando contra inimigos-não-tão-fortes-assim.

Há várias maneiras de justificar isso; devido ao Vencimento Da Ameaca De Monstro, o vilão atual geralmente Se Esqueceu de Farmar Alguns Níveis enquanto os heróis estão coletando Vinte Bundas De Urso e Agora Estão Prestes a Decolar, superando-o. Isso pelo menos fornece uma explicação na história para a evolução Lamarckiana da maldade de um vilão para o outro. Em alguns casos, O Malzão que os heróis derrotaram da última vez era, na verdade, um mero membro de uma organização poderosa. Os outros podem aparecer para vingar seu companheiro caído, então agora temos o vilão anterior duas ou mais vezes. Uma das possibilidades mais realistas, embora difícil de justificar em muitas histórias, é uma estrutura de torneio, em que os adversários se tornam mais formidáveis à medida que os heróis se aproximam do campeonato. Em uma série centrada na tecnologia militar, isso pode ser explicado pelo progresso tecnológico. Os heróis obterão novas armas, estratégias e tecnologia melhor, mas o mesmo acontecerá com o inimigo. Isso pode se aplicar não apenas à tecnologia, mas também ao conhecimento: se um herói tiver uma Galeria De Viloes cheia de inimigos contra os quais luta constantemente e um novo Problema De Contexto Externo surpresa entrar na mistura mais tarde na série, será mais difícil lidar com eles devido à falta de familiaridade com seu funcionamento. Em alguns casos, especialmente no gênero Shonen, pode ser que um Grande Mal anterior que representava uma ameaça poderosa esteja morto e não possa mais crescer em poder e, quando os heróis enfrentarem o Grande Mal mais recente, o novo vilão (e, consequentemente, os próprios heróis) terá tido muito mais tempo para se tornar mais forte do que o vilão anterior. Outro exemplo seria o fato de o Grande Mal ter sido derrotado, mas os vilões menores serem forçados a preencher o vácuo de poder tornando-se ainda mais malignos.

Ocasionalmente, um vilão particularmente forte ignorará esse tropo e chegará mais cedo para dar uma surra nos heróis, apenas para deixá-los vivos porque não vale a pena matá-los.

Um problema surge quando um show de longa duração ultrapassa seu primeiro Gran Finale. Podemos acreditar que o último Soberano Do Mal é um idiota tão ruim em tática o suficiente para pensar que enviar seus capangas em ordem crescente é uma estratégia válida. Mas por que o novo Malzão, não relacionado, deveria ser ainda mais forte? Às vezes, os Malzões podem formar uma sequência de Homens por trás do Homem, tornando essa estrutura mais sensata. Embora isso leve a novos problemas de Lógica de Geladeira: por que o Homem Atrás do Homem não usa o poder inimaginável de sua posição para simplesmente acabar com todos os heróis em vez de ficar sentado conçando o saco? Se o primeiro grande vilão for apenas um terror local, os grandes vilões podem nem mesmo estar cientes dos heróis. As ameaças crescentes que eles enfrentam são um reflexo da ameaça que representam para o chefe final. E ainda há a Lógica de Geladeira que pode surgir quando alguém se pergunta por que os vilões posteriores, mais poderosos, tolerariam que os anteriores, mais fracos, criassem seus próprios planos. Se o vilão da Terceira Temporada quer destruir o mundo e o vilão da Quarta Temporada quer conquistá-lo, por que o vilão da Quarta Temporada toleraria as tentativas de seu antecessor de destruí-lo? Uma maneira de resolver esses problemas é fazer com que o último vilão seja um Mal Selado Em Uma Garrafa que só é liberado depois que o primeiro vilão é derrotado.

Outra desvantagem desse tropo é que os espectadores que entram em um programa mais tarde podem achar que os primeiros vilões são fracos em comparação quando voltam para se atualizar — "puxa, devemos nos preocupar com esse cara? Ele não consegue nem explodir uma galáxia!"

Esse tropo é particularmente comum em RPGs de Mesa e videogames: quanto mais e mais fortes forem os inimigos que você enfrentar, mais experiência e poder você ganha. Você também recebe as armas e armaduras mágicas que eles deixarem cair. Você não tem chance contra os monstros do meio do jogo com um personagem inicial, mas, quando chegar a eles, estará pronto. Isso faz com que esse seja o tropo perfeito para um Heroi De Pequenos Passos, já que ele pode limpar o mundo, um vilão de cada vez.

Relacionado a Missoes Convenientes, em que a ameaça ascendente é disposta geograficamente, e o jogador deve passar por essas regiões em ordem estritamente ascendente de ameaça. (Montanha da Perdição? Está logo em frente, mas você precisa passar primeiro pelas Colinas De Maldade Moderada, que ficam do outro lado da Floresta dos Inconvenientes, acessíveis pelas Colinas Ghibli).

Quando isso acontece envolvendo raças/espécies inteiras de vilões, está mudando o Pedigree Vilanico. Se for porque vários vilões foram selados, é Elenco Selado Em Uma Mochila. Se um vilão particularmente poderoso permanecer na tela por muito tempo e não conseguir acompanhar o crescimento do Herói, compare com Validade Da Ameaca De Monstro. Se um dos vilões fracos e tolos encontrados no início estiver apenas fingindo ser fraco, ele pode ser um Vilao Nao Tao Inofensivo usando Estupidez Ofuscante para camuflar sua verdadeira ordem de classificação.

Consulte também Escala Ascendente De Ameaca Vilanica, que divide as escalas de vilania. Contraste com O Mal Evolui. Compare Sempre Ha Um Peixe Maior, Corrida Armamentista De Lensman, Isso E Tao Temporada Passada, Escalada Da Sequencia, Regra Da Ameaca Ascendente, Patente Relacionada A Bundas Chutadas.


Exemplo de subpáginas:

Top