Follow TV Tropes

Following

Br / Eu Sei Que Você Sabe Que Eu Sei

Go To

Capitão Arraso: Sabia que não podia mudar.
Casanova Frankenstein: Eu sabia que sabia disso.
Capitão Arraso: Eu sei disso. E eu sabia que você saberia que eu sabia que você sabia.
Casanova Frankenstein: Mas não sabia. Eu só sabia que saberia que eu sabia. Você sabia disso?
Capitão Arraso: [pigarreia] ...Lógico.

A paranoia pode ser uma coisa interessante. Parece que, não importa o quão bem você tenha se preparado ou tenha antecipado todas as possibilidades, sempre há alguém que pode interferir com seu plano se eles soubessem disso. Mas como você sabe que eles não sabem? Afinal, eles podem apenas fingir que não sabem para que você não faça nada diferente que eles não possam prever.

E isso, inevitavelmente, leva ao seguinte pensamento paranoico:

"Sim, mas se eles sabem que eu sei que eles sabem, eles podem fazer (X) ao invés. Mas e se eles sabem mais do que eu acho que eles sabem? Eles podem estar fingindo que eles apenas sabem o que eu sei que eles sabem, quando na verdade eles sabem que eu sei que eles sabem que eu sei que eles sabem!"

Uma piada comum: "...o que eu estava falando mesmo?"note 

É meio que uma versão exagerada do axioma clássico do xadrez de pensar três jogadas à frente, e é um dos itens mais comuns em um duelo de enxadristas. Uma roleta de gambitos também pode ter isso, já que o nível de paranoia requerido para executar um desses sugere que ele suspeita que todo mundo sabe e que vão reagir de acordo. É claro, se existe um amontoamento de gambitos prestes a acontecer, então a atitude é justificada...

Pode não apresentar a fala exatamente igual ao título, mas costuma usar uma cena em que um personagem faz uma observação sobre como seu oponente reagiria se soubesse, e o que ele vai fazer caso isso ocorra. Na vida real, humanos são capazes de acompanhar muitos níveis do que as pessoas sabem ("Eu sei que ele sabe que ela sabe que eles sabem que nós sabemos da festa..."), mas mesmo quando isso é usado de maneira séria, eles tendem a considerar que a sequência é engraçada.

Eu Sei Que Você Sabe Que Eu Sei segue uma sequência lógica e obedece a algumas regras. Aqui estão os níveis, com exemplos:

  • Nível 0: Honestidade total, sem blefes.
  • Nível 1: X executa o nível 1 (daqui em frente, abreviado como X(n)). X(1) tem informação que Y(0) não tem e usa isso em um blefe.
  • Nível 2: Y(2) sabe que X(1) está blefando. Y(2) reage de acordo.
  • Nível 3: X(3) sabe que Y(2) está ciente do blefe, e por isso planeja considerando o resultado do primeiro blefe ser revelado.
  • Nível 4: Y(4) sabe do truque acima, e sabe que a reação lógica de descobrir o blefe vai levar direto para X(3). Portanto, Y(4) age para evitar X(3).
  • Nível 5: Todos os blefes de X(5) são um blefe pensado apenas para causar Y(4).

E assim sucessivamente.

A sequência pode seguir indefinidamente. Em casos realmente embolados, um ou mais blefes ocorrem em paralelo ou até mesmo em conjunção, o que causa um Amontoamento De Gambitos.

Do segundo nível em diante, o receptor do blefe (neste caso, Y) possui duas escolhas: Y pode usar contra estratégia para revelar o blefe, ou Y deliberadamente morde a isca para causar a conclusão lógica de X. A primeira opção vai revelar que Y está planejando em um nível mais alto e vai desfazer o blefe de X. A segunda opção permite que X avance com seu plano, mas não revela o nível de planejamento de Y. A reação de Y é crucial, pois isso é o que separa Y de estar no mesmo nível de X. Se fosse esse o caso, Y simplesmente ficaria a par do blefe mas não poderia agir a respeito. Ao reagir, Y sobe o nível.

É claro, a medida que os níveis sobem, os níveis mais baixos se tornam irrelevantes, então o truque só funciona se X não está em um nível ainda maior, caso em que Y estaria caindo diretamente nas mãos de X ou deixando X vencer.

X também corre o risco de julgar erroneamente o nível de Y. Se Y está jogando em um nível mais alto que o antecipado, então o blefe é desnecessário. Se Y está jogando em um nível abaixo, então X estará Insanamente Preparado mas nunca vai depender dos níveis acima, o que o tornará Adequadamente Paranoico. Quando o ??? Kansas City Shuffle ocorre, X está no nível 2 e pensa que Y está no nível 1, quando na verdade o nível já está no 3.

Aplicar este tropo em jogos competitivos multijogador causa o Metajogo. Inicialmente, jogadores adversários de um jogo em particular vão jogar o jogo mais ou menos do modo que os desenvolvedores pretendem, usando mecânicas e estratégias que os próprios desenvolvedores anteciparam (ou observaram durante sessões de teste antes do lançamento). Ao longo do tempo, jogadores vão descobrir peculiaridades das regras, falhas no comportamento do jogo ou estratégias inesperadas. Uma combinação destas concederá uma vantagem competitiva, mas somente enquanto esses truques e estratégias não são amplamente conhecidos. Eventualmente esses truques e estratégias se tornam conhecimento comum e jogadores elaboram contramedidas para lidar com elas, o que faz com que novas estratégias e truques precisem ser encontradas. Após repetições suficientes, o jogo de alto nível entre jogadores experientes pode parecer completamente diferente de partidas comuns entre novatos.

Consultar também a maioria das instâncias de ??? Poisoned Chalice Switcheroo e Agente Quadruplo Duplo Invertido. Frequentemente é uma consideração ao se Alimentar A Toupeira. Às vezes pode ser contornado ao se usar uma ação não relacionada, inesperada, ou do tipo Cara Ou Coroa, ponto em que o Plano Indiana pode ser útil.

Usualmente resulta em uma Piada Excessivamente Longa. Frequentemente termina com Eu Nao Vi Isso Vindo. Pode desencadear um comportamento de Maratona De Arquivo quando planos são elaborados para ambas eventualidades, e então para ambas as eventualidades derivadas, e então as quatro eventualidades, e então as dezesseis eventualidades... o que pode causar uma Roleta De Gambitos se isso já não tiver acontecido.


Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): I Know You Know I Know

Top