Follow TV Tropes

Following

Pt / Nomeando Tropos

Go To

Nomear um tropo pode e deve ser divertido. Mesmo sendo um passatempo, nomear tropos também serve a um proposito além de mostrar sua inteligência. Quantos mais breve, claro e direto o nome for, mais ele será usado pelas pessoas.

Aqui estão as guias gerais:

Sem linhas de diálogo - Tropos devem ter nomes, não títulos. Uma linha de diálogo não é um nome, é uma linha de diálogo. Nós estamos focando em selecionar nomes exatamente porque notamos que todos os itens que possuíam nomes com títulos que mais pareciam diálogos não tinham uma alta taxa de adesão pela wiki. Adesão é a chave. Sem ela, estamos apenas fazendo piadas que só nós entendemos. O que não é o propósito desta wiki.

Seja claro no nome - Nomes que não são claros não atraem ninguém. Evite acrônimos, uma vez que eles são difíceis de entender e se lembrar. Evite também referências diretas a um trabalho ou obra, assim como títulos em língua estrangeira (a não ser que esse seja um termo pré-existente, ou que seja muito usado na linguagem comum, ou que veio de uma mídia estrangeira sem uma contraparte que seja reconhecida no seu idioma) e frases que podem ter vários sentidos.

Seja conciso - Nomes pequenos são fáceis de lembrar, escrever, e integrar a uma frase (Mas, se o titulo grande não inteferir com a clareza, aí está tudo bem. Use o bom senso e o conhecimento de sua própria língua)

Seja descritivo - Nomes de tropos são mais fáceis de lembrar quando eles REALMENTE significam alguma coisa.

Seja inteligente - Amálgamas, aliterações, rimas, piadas e referências culturais não são apenas divertidas, elas também ajudam a fazer qualquer nome mais memorável.(Mas tome cuidado para não sacrificar a claridade, a claridade é sempre o mais importante)

Use redirecionamentos - Algumas vezes o melhor nome não é o mais intuitivo. Você pode até tirar uma casquinha também, usando um nome redirecionado de um nome intuitivo. Não é incomum que esse tipo de redirecionamentos acabarem substituindo o nome original do tropo. Mas leia o artigo sobre criar redirecionamentos antes de fazer tal escolha.

Não imite nome de tropos já existentes - Muitas vezes, nomear um tropo tomando outros como base só faz sentido para leitores devotos do TV Tropes.

Evite a "Sindrome do Nomeador de Tropos" - Não coloque nomes de um personagem recentemente popularizado, obras de ficção ou um recurso de narrativa. A wiki não foi feita pensando em apelar para um público específico, mas sim para uma variedade de pessoas. Nomear tropos se baseando em personagens específicos tem a tendência de rapidamente desaparecer, mesmo entre pessoas que se dizem fãs de tal obra onde esse personagem aparece. A vasta parte deles acabam caindo na Oficina de Tropos para serem renomeados. Então, por favor, faça o máximo que puder para nós poupar desse tipo de trabalho, e tente pensar em alguma coisas usando as dicas anteriores.

Procure por termos pré-estabelecidos - Alguns tropos têm uma longa historia de uso, e alguém já fixou seu nome na pedra.

...mas não use qualquer termo pré-existente - Alguns desses termos chegam a ser opacos, requerem conhecimento de um certo nomeador de tropos, foram esquecidos pelo publico (Ou nunca cairam na boca do povo, em primeiro lugar). Nesse caso, o melhor a se fazer é inventar um nome melhor você mesmo.

Não use a palavra "tropo" como um espaço reservado - Tropo é uma palavra real, com um significado real, faz tanto sentido usar isso quanto usar a palavra pudim. Na verdade, faz ainda menos sentido. E, já que a maioria dos artigos são sobre tropos em primeiro lugar, tem ainda menos indicação de que seu titulo seja apenas um espaço reservado. Basicamente, se não é um forma de zoar com o tropo, use "X" ou algum outro termo melhor para denotar lugar-reservado.

Evite cacoetes verbais - O nome do tropo não deve ser algo que pode ser usado como um cacoete, especialmente no final da sentença. (Por exemplo, "Né", "Daí", "Hahn")

Tente evitar imãs de buraco - Imãs de buraco são palavras que foram tão usadas que já perderam a graça.Se você vê a possibilidade disso acontecer com o seu tropo, considere mudar o nome. (Um exemplo disso é aquela famosa musiquinha, com créditos que aparece após toda piada hoje em dia.)

Top