Follow TV Tropes

Following

Br / Quarta Parede

Go To

Um conceito ficcional super comum é que personagens são alheios ao fato de que eles são personagens no trabalho de ficção de outro alguém.

Esta separação entre o mundo dos personagens e a plateia é a Quarta Parede, que recebe este nome por causa da parede imaginária na frente do palco que os atores (usualmente) não devem ultrapassar. É um Tropo Onipresente porque a separação entre ficção e espectadores ajuda a preservar a Suspensão Voluntária da Descrença. Os personagens ficcionais tratam a própria história como Vida Real e a plateia interpreta do mesmo modo. Ver Cenario Com Tres Paredes para as implicações deste contexto na produção de obras; por exemplo, O Sofa geralmente fica virado para a Quarta Parede. A exploração e subversão da Quarta Parede é uma característica comum do Pós Modernismo.

Sem exemplos, por favor; esta página apenas define o termo. Usos diretos da Quarta Parede são muito numerosos e triviais para listar quando comparados aos exemplos de Quebrando A Quarta Parede ou Nada De Quarta Parede.

Lista de tropos relacionados (que em certa medida se sobrepõe à Metaficcao Exigiu Este Indice):

Top