Follow TV Tropes

Following

Br / Praticamente Invulnerável

Go To

Alguém não pode ser ferido. Simplesmente combatê-lo não fará com que ele vá embora; se é possível derrotá-lo, a derrota requer que se descubra como, o que é uma jornada lendária por si só. Costuma ser uma habilidade do Grande Mal em ambientações de fantasia e ficção científica. Poucos heróis a possuem. (Exceto em séries de Super Heroi, com o Superman sendo o principal exemplo.)

É necessário que se encontre o Calcanhar De Aquiles ou que se obtenha poder similar ao de uma bomba atômica no último episódio, seja por meio de O Poder do Amor, Manipulacao De Ki ou armamentos realmente pesados (e.g. Quando Tudo Que Se Tem E Um Martelo), e esperar que aconteça o Decaimento Vilanico.

Às vezes, uma quase-invulnerabilidade vagamente definida é um jeito de tornar um herói Tao Forte Quanto Necessario apenas para que se avance a trama.

Há diversos meios pelos quais se pode ser praticamente invulnerável.

  • Feito De Diamante: o poder do O Implacavel e do ??? The Juggernaut, nada causa dano a este ser. Nem um chute na cabeça, ou uma bala nos olhos, ou uma marreta na virilha. Personagens suficientemente fortes talvez consigam lançar eles através de uma parede ou montanha, mas um único golpe como esse não terá efeito duradouro. Isto é o que as pessoas geralmente pensam quando se fala neste tropo.
    • Ironicamente, o título não é exatamente adequado. Apesar de na vida real os diamantes possuírem extrema dureza, eles não têm resistência e podem ser despedaçados por um martelo.
  • Feito de Ar: Indo no sentido oposto, não parece haver algo contra o que lutar... mas esse algo é capaz de enfrentar você. Ou eles possuem o poder da Super Fumaca ou Intangibilidade, de modo que você não os consegue atacar, ou eles podem existir em alguma forma que torne o confronto direto simplesmente impossível (como, por exemplo, uma Projecao Astral, ou apenas um fantasma comum).
  • Feito de Líquido AKA A Gosma: uma variante comum, onde o personagem é composto de algum tipo de fluído que o torna tangível, porém impérvio a dano causado por armas perfurantes ou de impacto.
  • Feito de Borracha: Mais ou menos entre os dois anteriores, onde a maioria dos ataques simplesmente quica com pouco ou nenhum efeito para a vítima.
  • Banha Kevlar: similar à feito de borracha, mas com gordura protetora ao invés. Esta é a forma usada por Blob, dos X-Men.
  • Regeneração/Crescimento: Eles possuem a tendência incômoda de se recuperar de qualquer coisa. Corte a cabeça e ela cresce de volta. Fatie em pedacinhos, e eles simplesmente se remontam. Queime até só restarem cinzas e atire os restos ao mar, e eles vão se reconstruir a partir De Uma Unica Celula. A sobrevivência do personagem contra atomização completa ocasionada por um Raio Desintegrador varia conforme a obra de ficção.
  • Reparo externo/Partes Corporais Extras: Como a regeneração, porém externo. Mais comum com máquinas e ciborgues, mas ocasionalmente funciona com seres sobrenaturais ou mortos-vivos, e vez ou outra um Doutor Louco consegue fazer isso com organismos normais. Teve o braço cortado? Se estiver muito danificado para recolocar, não tem problema: só colocar um novo. Explodido em pedacinhos? Isso pode levar mais tempo, mas às vezes dá pra ajeitar também.
    • Corpo Reserva é a forma mais extrema disso, com um personagem conseguindo transferir completamente a consciência para um corpo substituto completo. Esse novo corpo pode ser modificado conforme necessário e talvez até tenham eles próprios alguma forma de invulnerabilidade.
  • O Substituto: Quando uma pessoa faz uso de outros corpos ou identidades para se esconder e evitar contato direto, reduzindo portanto o risco de ferimentos ou morte. O substituto pode ter a forma de um robô remotamente controlado, um fantoche clonado ou um dublê de corpo. Se o substituto for encontrado com frequência, ele pode passar a sensação de invulnerabilidade.
    • Alternativamente, a pessoa pode sofrer o golpe mas o substituto, de algum modo, recebe todo o dano.
  • Corpos Múltiplos: Similar ao anterior, este poder clássico da Mente Coletiva faz com que a morte de um corpo seja irrelevante. No pior dos casos, matar inimigos com essa habilidade vai requerer matar cada um deles, pois um único sobrevivente poderá recriar um exército. No entanto, se houver um ser que comanda a mente coletiva, matá-lo pode destruir o aglomerado inteiro.
  • Surfe Corporal: similar a Múltipls Corpos e a Corpo Reserva, mas ao invés eles possuem outra pessoa viva para usar, possivelmente transformando o corpo do ser afetado em algo relacionado ao novo proprietário. Isto pode ser ainda mais terrível que os exemplos anteriores, ainda mais quando não há limitações sobre quem pode ser possuído. Destruir o corpo quando a consciência está nele vai matar permanentemente o possuído e o possessor. Normalmente.
  • Ressurreição: Você pode tecnicamente matá-los, mas o problema é que eles não permanecem mortos. Apenas reze para que eles não tenham a habilidade de se adaptar para o que quer que o tenha lhes matado de tal maneira que se torne um caso de So Funciona Uma Vez.
    • Renascimento: Relacionado ao item acima, mas quando mortos, eles renascem como pequenos. Aplicável somente se o personagem retém as memórias e personalidade da vida anterior, e se isso acontecer ele vai te querer morto por você ter o matado em primeiro lugar.
  • Indolor: Você pode causar dano, mas a falta de receptores de dor significa que eles vão continuar lutando. Costuma ser um caso de Dependendo Do Escritor: um soco na cara usualmente será ignorado, mas cortar um membro fora presumivelmente vai limitar as habilidades de locomoção de qualquer modo. No entanto, alguns autores elevam essa habilidade a níveis sobre-humanos.
    • Mortos não sentem dor: A falta de dor é justificada porque o personagem é parte dos mortos-vivos. Isso geralmente significa que mesmo dano severo aos órgãos pode ser simplesmente ignorado, mas mesmo esses personagens possuem limites sobre o quanto isso pode ser forçado.
  • Sorte Extrema: Você não precisa ser invencível se nunca te acertarem.
  • Alteração da Realidade: Eles não querem se machucar, por isso você não consegue os machucar. Simples assim.
    • Deus: Admita. Às vezes você simplesmente NÃO PODE matar um deus. É fisicamente e teologicamente impossível. No entanto outros deuses às vezes podem matar deuses, então eles se enquadram na parte do "praticamente".
    • Proteção Divina: O personagem em si não é um deus, mas pode sobreviver a qualquer coisa devido à intervenção de um deus/anjo guardião/espírito ancestral que se tornou mais poderoso do que você pode imaginar.
    • Só É Possível Matar Parte Dele: Lutando Contra Uma Sombra. Basicamente o seu oponente é apenas uma representação dele neste mundo. Matar seu corpo nesta dimensão é uma mera inconveniência... caso de fato seja, pois é possível regenerar rápido ou substituir o corpo. Tecnicamente não é tão diferente da ressurreição por um ponto de vista mortal, mas distintos pelo fato de que a entidade de fato nunca morreu — apenas a manifestação física dela. Costuma se aplicar a deuses, demônios e também a horror cósmico.

Uma combinação de super resistência, super tolerância à dor e regeneração é um conjunto de poderes popular para tornar um personagem praticamente invulnerável ao mesmo tempo em que demonstra sofrer dor e ferimentos de um jeito que transmita alguma vulnerabilidade à ameaças físicas, ainda que saibamos que elas não serão fatais.

O Deus Fisico, O Implacavel, ??? The Juggernaut, Monstro De Gosma, Corinho Calejado, Brinquedo De Morder e qualquer objeto Feito De Indestructium provavelmente possuem alguma forma de quase-invulnerabilidade.

Comparar com Imortalidade, para os meios em que os personagens não podem morrer. Contrastar com Feito De Ferro, onde nenhuma explicação é dada para a resiliência incrível de um indivíduo. Ver também Vida Imortal E Barata, que se aplica aos casos de Múltiplos Corpos ou Regeneração. Quando alguém é invulnerável a literalmente tudo, então isso se torna Imortalidade Completa.


Exemplos Em Falta.

Top