Follow TV Tropes

Following

Br / Mascaramento

Go To

Agente K: Nós não descarregamos nossas armas em público!
Agente J: Não dá tempo pra disfarçar droga nenhuma! Eu não sei se você esqueceu, mas temos um cruzador alienígena que está prestes—
Agente K: Sempre tem um cruzador alienígena, ou um raio mortal Corillian, ou uma praga intergaláctica pra acabar com a vida miserável desse planeta. O único meio dessas pessoas viverem felizes é não saber Nada. A. Respeito!

A ambientação, a geografia, etc., deve de algum modo lembrar a do espectador. Os jornais terão as mesmas manchetes, as cidades se parecerão como de costume. Mas... por baixo de tudo isso, o que realmente está acontecendo é bem diferente. Este tropo é uma ferramenta para ativar a Suspensão Voluntária da Descrença e assegurar a Negabilidade Plausivel.

Na mais básica definição, quaisquer grupos sobrenaturais ou extraordinários na série (tipicamente uma Conspiracao Antiga ou, no mínimo, Monstros Anonimos) devem esconder a própria existência da realidade consensual, e qualquer coisa é permitida para assegurar isso: Amnesia Com Mira Laser, Lavagem Cerebral Pelo Bem Maior e talvez até mesmo ajustar as leis naturais para fazer com que cada um seja Invisivel Aos Normais. Se uma sociedade secundária inteira existe secretamente e adjacente ao mundo mundano, é uma Sociedade Lambril.

O motivo in-história para isso, quando um é fornecido, costuma ser alguma variante de "a sociedade no geral se oporia à existência desse grupo", plausível em maior ou menor grau conforme a habilidade dos escritores. O motivo na vida real é que pretende-se que a história se passe no "nosso" mundo, e as ruas de qualquer cidade pequena se pareceriam menos familiares se estivessem repletas de bruxas e vampiros e correlatos. O Mascaramento faz com que seja mais fácil para os fãs imaginarem como seria viver como uma pessoa "normal" dentro da trama.

Às vezes, em particular em obras mais cínicas, a Sindrome Do Observador ou O Mundo Nao Esta Pronto são usados para explicar porque o Mascaramento persiste, mesmo que os heróis não queiram que isso persista. Por outro lado, manter o Mascaramento costuma requerer escolhas moralmente cinzas ou explicitamente negras, tal como descreditar ou matar o Sobrevivente Louco e o Agente Mulder que tentam expôr a situação. Mesmo que o personagem que protege o Mascaramento não se torne mal em fazê-lo, provavelmente ele vai terminar isolado. As tensões inerentes à posição costumam vir juntas com má reputação e o estrago da vida amorosa.

Pessoas que descobrem o mascaramento possuem muitas escolhas à disposição, potencialmente incluindo:

A tecnologia da vida real avançou de 2000 a 2010 de maneira que tornou a Negabilidade Plausivel mais difícil para os autores modernos do que para os escritores do século 20. Celulares passaram de "piadas para que comediantes zombem de banqueiros ricos" para "itens que quase todo mundo no mundo todo tem", e eles possuem câmeras. Ao invés de implorar que o jornal sensacionalista local publique uma história sobre como João foi engolido por um lobisomem, a testemunha só precisa fazer um vídeo e carregar ele nas redes sociais, sem que sejam necessários intermediários. Como resultado, este tropo tem sido cada vez mais ignorado ou subvertido, apesar de ainda ser um dos itens principais para o gênero de Fantasia Urbana.

Uma variante ocasionalmente vista é onde o público é enganado com conspirações falsas — todos sabem que existe algum grupo secreto que domina o mundo por baixo dos panos, mas a verdadeira conspiração usa conspirações falsas para distrair o público dos eventos reais. Os Homens De Preto podem até espalhar rumores verdadeiros com a intenção de que o Sobrevivente Louco negue eles. Sem evidência suficiente para esclarecer as histórias conflitantes, o público geral fica apenas com uma noção superficial de que há algo acontecendo e podem até culpar os vampiros inexistentes por algo que os Illuminati fizeram.

Em outros momentos, parece que o mascaramento é tão fino que qualquer um que possua um par de neurônios vai conseguir perceber isso, e ainda assim o mundo permanece alheio a isso. Se isso acontecer então você estará lidando com um Mascaramento Extra Forte. Se não há motivos para que seres mágicos precisem manter um mascaramento (seja por serem tão poderosos que os Trouxas não representam ameaça, ou por serem tão amigáveis que não necessitam se esconder), ou ainda — se na verdade faria mais sentido não ter um disfarce, então você tem o Paradoxo Do Mascaramento. Avançando ainda mais, se o mascaramento é quebrado na frene do público geral com alguma regularidade e ainda assim o público parece não reconhecer isso, então provavelmente existe um Censor De Esquisitice que favorece a manutenção do mascaramento. Adicionalmente, alguns desses cenários possuem um ??? Masquerade Enforcer, onde a própria realidade, ou outra força igualmente invencível, pune aqueles que tentam vir à público. Usualmente existe Seguranca Nos Trouxas, com facções em guerra sob o mascaramento se recusando a levar o conflito a público. Quanto a operações secretas, bem...

Se o mascaramento fica exposto a todo mundo, O Mundo Desmascarado pode seguir-se a isso. Se os seres em disfarce não possuem aparência parecida com a dos humanos, eles terão pelo menos um jeito de se passar por humanos.

Não confundir com Baile De Mascaras.


Sub-tropos:


Examples:

Exemplos Em Falta.

Top