Follow TV Tropes

Following

Br / Francês Gratuito
aka: Gratuitous French

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/tuer.png
Ulala!
"Omelette Du Fromage"
Ah, la France! Terra do baguette, comedores de caramujo , du bon vin, da torre Eiffel e da mais bela língua do mundo. Sua influência outrora foi tanta, que já foi a lingua franca do mundo. Marcando idiomas como russo, português e o inglês. Conhece o Réveillon? Uma palavra francesa! Boulevard? Avenida em francês. Divã? Sofá em francês. Enquanto se impressiona com essa descobertas... que tal pedir ao Garçon(Menino) um vinho e um bom fillet mignon pra acompanhar, hum?

Infelizmente, seu título de língua franca foi praticamente tomado por completo. Uma vez que apenas a Africa a usa como língua franca, e um lugar no Canadá onde obrigatoriamente tudo, até marcas famosas, devem aderir a nomes franceses. Enquanto o resto do mundo adotou a língua de seu pior inimigo histórico. Fazendo com que, ironicamente, a língua FRANCA se tornasse a língua Inglesa.

Em shows fora da França, o francês é geralmente a língua dos artistas, dos estilistas , dos arrogantes, dos mimicos e principalmente dos chefes de cozinha( E também da maioria das pessoas com roupas listradas e/ou boinas). Também o usado como idioma substituto para a maioria das obras não originada do inglês, que tente um Inglés Gratuito que vá parar em algum país de lingua inglesa.


    open/close all folders 
    Anime & Manga 
  • Em Detroit Metal City temos o protagonista Negichi que é facinado por filmes francês que até escreve na sua propria testa a palavra "tuer"(Matar) mostrada na imagem de exemplo do tropo. Além disso, ainda tem uma banda francesa em que seu lider solta algumas frases em francês de vez em quando.
    Jogos 
  • Age Of Empires III é um ótimo exemplo de qualquer tropo relacionado a linguagem , uma vez que cada uma das facções históricas do jogo falam sua língua nativa.
    Música 
  • A Música Spiral da Banda japonesa Dustz, não é apenas um caso de Francês Gratuito, mas de Inglés Gratuito também.
  • Psycho Killer possui uma parte em Francês, incluindo uma estrofe de seu Bordão.
  • A musica Spoc da Banda Pato Fu, é cantada metade em português, metade em francês.
    • O grupo também regravou a canção "Mon amour, meu bem, ma femme", do repertório de Reginaldo Rossi.
  • "Michelle", dos Beatles, traz uma frase em francês, sont les mots qui vont très bien ensemble, que significa "são palavras que vão muito bem juntas".
    Livros 
  • Em O Grande Mentecapto, há uma cena em que o protagonista se encontra com um francês. Pelo desconhecimento da lingua, esse encontro acaba em uma cena hilaria.
    Georges:Comment s'appele ça?
    Viramundo:Come-se com a mão, mas não se péla: quebra-se - respondeu Viramundo.
    Georges:Comment?
    Viramundo:Com a mão ou com o que o senhor quiser. Batendo na casca ela quebra.
    Georges:Je ne comprends pas.
    Viramundo:Não é para comprar: eu estou lhe dando de presente.
    Georges: Je ne comprends pas, mon ami.
    Viramundo:Não é para comprar, já falei! Estou lhe oferecendo de graça!"
    Filmes 
  • Os Incriveis tem uma pequena cena com um vilão mimico que fala francês.

Alternative Title(s): Gratuitous French

Top