Follow TV Tropes

Following

Br / Desconstrução
aka: Deconstruction

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/tomjerry_6855.jpg

"Desconstrução" significa "desfazer algo, desmanchar, desmontar", ou, nas artes, "Interpretar [...] segundo os princípios do desconstrucionismo" — isto é, desmontar um tropo de maneira a expor as contradições inerentes, geralmente por meio da exploração de como o tropo aparece nesta obra específica e como ele se comparar para outros tropos ou ideias relevantes tanto na ficção quanto na Vida Real. O jeito mais simples e comum de aplicar desconstrução nos tropos, e também o método mais relevante para o TV Tropes, se dá na forma do questionamento "Como este tropo seria com consequências da Vida Real aplicadas a ele?", ou "O que faria com que este tropo aparecesse na Vida Real?"

Isso não significa que magia e outros elementos fantásticos ou futuristas (ou ainda outros tropos) devam ser removidos ou atacados por falhar em se adequar às próprias pretensões de realidade auto consistente. Apesar de às vezes ser percebida como um ataque ao significado ou ao valor de entretenimento de certa obra, a desconstrução não é exatamente sobre passar julgamento, mas sim sobre usar os elementos sem a justificativa de Porque é Legal, Porque é Dramático, Porque é Divertido e assim por diante, de modo a ver as suposições ocultas que a obra utiliza. Às vezes você vai encontrar isso sendo mencionado como o "uso direto" ou "uso reto", e isso pode ser considerado como levar a obra mais a sério pelos seus próprios termos do que ela mesma se leva, com o propósito de elucidar significados escondidos. Geralmente o propósito de desconstruir um tropo é compreender melhor seu sentido e relevância na Vida Real.

Por exemplo, em Dungeons & Dragons, quando um clérigo alcança o quinto nível, ele consegue a habilidade de conjurar criar comida e água. Normalmente o impacto que isso teria em uma sociedade (especialmente em uma sociedade medieval ou pseudo-medieval) é completamente ignorado. Uma desconstrução exploraria como tal sociedade reagiria à esta habilidade.

Note que, apesar de as desconstruções costumarem ser mais sombrias, pesadas, tristes e cínicas que a versão normal, não há motivo pelo qual elas precisam ser. O processo de desconstrução pode revelar coisas que não consideramos por algum motivo — e é por isso que costuma ser depressivo — mas a desconstrução pode existir em qualquer ponto na Escala Ascendente De Idealismo Versus Cinismo. Voltando ao exemplo anterior com Dungeons & Dragons: uma desconstrução cínica envolveria os clérigos sendo escravizados por seus poderes ou tornando-se a classe dominante em uma Distopia, enquanto uma desconstrução idealista envolveria o alívio da escassez e dificuldades baseadas em classes sociais. As duas são perfeitamente válidas.

Apesar de ser verdade que ambientações e desfechos distópicos carregam mais conflito (e, por isso, rendem mais história do que desfechos positivos), usar desconstrução com uma abordagem cínica apenas em nome da trama não é necessário; uma história pode estar recheada de conflitos e ainda assim ter uma visão idealista de mundo.note 

Às vezes o que mais rende desconstrução em uma história ou ambientação não são os temas abordados, mas sim os aspectos que são pouco discutidos, se é que o são. Por exemplo, uma obra em que questões de gênero, sexualidade, pobreza, raça, política, etc. poderiam ter sido importantes mas que nunca deu a elas tratamento adequado está no ponto certo para desconstrução.

Note também que Mais Sombrio E Pesado, Regra do Drama e os Tropos De Cinismo não transformam automaticamente obras em desconstruções, ainda que isso signifique mostrar o quão sombrio pode se fazer algo. Há muitos tropos sombrios, pesados e dramáticos que são usados sem que haja a exploração do sentido por trás deles, ou suas implicações realistas — de fato, a Regra do Drama costuma implicar que desdobramentos dramáticos são introduzidos por si só em lugares onde eles não necessariamente fazem sentido. Ainda que muitas das obras aclamadas em seus respectivos gêneros sejam desconstruções, e que muitas desconstruções utilizem tropos sombrios e dramáticos na ambientação, é o uso cuidadoso e análise que os torna aclamados, e não a mera existência deste ou daquele tropo. Consultar Nao E Uma Desconstrucao.

Reconstrucao é quando o tropo reconhece suas falhas e então é remontado, geralmente de modo que fortalece o tropo. Você pode pensar na desconstrução como desmontar o motor danificado do carro e na reconstrução como remontar ele de modo que ele volte a funcionar. Desconstrução e reconstrução podem se tornar Tropos Ciclicos. Um conjunto de convenções é estabelecido (a "construção" inicial do gênero ou das ideias usadas na historia), este conjunto de convenções é usado da maneira convencional até algum autor ficar entediado ou frustrado com as implicações que a fantasia traz e decide mostrar o não-funcionamento dessas convenções através da desconstrução destes. No topo das ruínas, uma narrativa mais realista (i.e. uma que aceita as críticas da desconstrução prévia) emerge via reconstrução, e no futuro esta narrativa é desconstruída, e assim por diante. Ciclos de desconstrução e reconstrução são um grande elemento em como tropos e gêneros evoluem. Na filosofia, isso também é conhecido como tese-antítese-síntese.

Consultar também Desfecho Supreendentemente Realista para quando isso acontece temporariamente, usualmente mais para humor do que para desconstrução, e Horror de Geladeira, que é o que as pessoas costumam achar que a desconstrução é: revelar através da reflexão o quão terrível e sombrio alguma coisa é.


Por favor não adicione exemplos aqui. Coloque eles em Desconstrucao De Genero, Tropo Desconstruido, Arquetipo Desconstruido De Personagem ou um subtropo apropriado. Esta página é sobre desconstrução enquanto método e por isso deve conter apenas meta-exemplos.

Sub-tropos:

Alternative Title(s): Deconstruction

Top