Follow TV Tropes

Following

Br / Sou Um Deus
aka: A God Am I

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/godiam.png
Ele tem o mundo todo nas próprias mãos.

No orgulho do seu coração você diz: "Sou um deus; sento-me no trono de um deus no coração dos mares". Mas você é um homem, e não um deus, embora se considere tão sábio quanto Deus.

Quando um vilão, geralmente o Malvadão ou um Narcisista, ganha habilidades sobrehumanas ou alcança seu maior sonho, é possível esperar que eles ganhem ilusões de divindade.

Ele usualmente dará um discurso enfatizando o quanto ele evoluiu para além da humanidade e o quão insignificantes os outros são em comparação a ele. Segue-se então o vilão tornando-se megalomaníaco que está Inebriado Pelo Lado Negro e/ou declarando que vai Dominar O Mundo.

Mas sabe o que dizem... quanto maior a altura, maior a queda. Se eles se declaram um deus diante de um deus de verdade, então eles estão totalmente ferrados.

O personagem pode também declarar ter transcendido para além da moralidade e, por isso, está Acima Do Bem E Do Mal, mas os tropos não precisam coincidir.

Almejar ser divindade através da reescrita das regras do mundo constitui À Imagem E Semelhança. Outra versão alternativa é Especial De Fim Do Mundo. Consultar Deus Fisico para aqueles que não precisam tentar com afinco, e Buscador Da Divindade para aqueles que sabem que são meros mortais e querem mudar isso. É também muito comum entre Monstros Completos, mas nem todo personagem com essa crença se encaixa. Ver também Tudo Gira Ao Meu Redor para um tropo similar, mas sem a parte de se tornar divindade.

Antigos soberanos curtiam este tropo; consultar Deus Imperador para estes exemplos. Ver também Forma Final, Messias Sombrio. Muito comum dentro do Arquetipo Satanico. Inteligências Artificiais, especialmente as do tipo A Singularidade, têm uma tendência a isto; ver Deus Est Machina para estes exemplos. Ver também Como Um Deus Para Mim, quando um personagem declara outro alguém tal qual deus mas apenas como um elogio, não como declaração de adoração séria. Não confundir com Disfarce De Deus, onde um personagem apenas finge ser deus como parte de uma pegadinha.

Comparar com Complexo De Diabo, que é quando um personagem se proclama ser o Satã, um comportamento igualmente narcisista porém combinado com o fato de que o personagem em questão valoriza a depravação, sadismo e sofrimento; e Arquetipo Demiurgico, um personagem baseado no Demiurgo Gnóstico que posa como (e pode acreditar ser) o verdadeiro deus. Contrastar com Nao Sou Um Deus (onde um ser genuinamente divino recusa o rótulo para evitar as implicações), Pare De Me Idolatrar (onde uma divindade não quer ser venerada como tal), Transhumano Pró-Humanos (onde um pós-humano permanece simpático à humanidade), Você é Um Deus (quando você é representado como deus, ou seu avatar é um deus) e Falsa Fe Indesejada (onde um humano (ou transhumano, ou outro ser sentiente) que é adorado como um deus preferiria não ser.

Note que este tropo requer auto-proclamação de divindade, não apenas excesso de arrogância/auto confiança.note  Possuir ou obter poderes divinos, por si só, não conta, e também não é requerimento possuir tais poderes para se enquadrar neste tropo. Usualmente ser um Deus Fisico e se declarar um deus não constitui estre tropo a não ser que os deuses físicos na trama não sejam onipotentes enquanto este em particular acredita ser.

O termo técnico para isto é suiteísmo (quando se acredita ser um deus, mas admite que outros existem) ou autoteísmo (quando se acredita ser divino e adora a si mesmo).


Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): A God Am I, Um Deus Eu Sou

Top