Follow TV Tropes

Following

Pt / Regra do Engraçado

Go To

Qualquer violação de continuidade, personalidade, ou até física é permitida se o resultado consegue ao menos uma risada.

Esse é o equivalente cômico da Regra do Maneiro e, logicamente, tem mais peso em programas de comédia. Pode também ser usado quando há mais ação ou drama na obra, mas se o público não está a espera de humor em geral, ou (mais acuradamente) o tipo específico de humor empregado, as piadas logo afundam e tudo o que sobra é "isso não fez qualquer sentido!" Devido à naturalmente subjetiva natureza do humor, uma série que se apóia extensivamente na Regra Do Engraçado costumam dar margem a opiniões que variam.

Geralmente, coisas surpreendentes são engraçadas.

Especialmente fácil de se invocar em animações e Webcomics, onde as pessoas esperam que a falta de verossimilhança da arte se reflita em outros aspectos da história.

Compare com Regra Do Divertido.


Tropos que existem exclusivamente devido à Regra Do Engraçado:

Exemplos

    open/close all folders 

     Filmes 

     Música 
  • O cantor e compositor Falcão fez algumas versões de canções brasileiras num inglês propositalmente ruim, tanto em gramática quanto em pronúncia, para efeito humorístico, o que se encaixa no seu repertório cômico. Exemplos: "I'm not dog no" (versão de "Eu não sou cachorro, não", do repertório de Waldick Soriano) e "Black people car" (versão de "Fuscão Preto", do repertório de Almir Rogério).

Top