Follow TV Tropes

Following

Br / Que Merda é Essa, Herói?

Go To

Quando personagens chamam a atenção In-Universo para um (ou mais) dos heróis por eles fazerem algo claramente nada heroico, talvez até mesmo hediondo.

Ocasionalmente, um autor vai deixar cair uma mancha naquele que seria o nosso impecável herói... e fazer com que outros, particularmente O Coração (e especialmente O Mc Coy), notem. Isso pode adicionar culpa e remorso a um personagem no momento em que eles sentem vergonha por suas ações desprezíveis para que eles então tenham que lutar para Limpar O Nome, desfazer os danos ou simplesmente viver com a culpa e fardo do ato. Neste caso, você pode esperar ouvir alguma variante de "Você já não fez o suficiente?" Em um caso mais extremo, pode ser o primeiro passo para o domínio dos anti-heróis ou até mesmo para Passar Para O Lado Dos Viloes. Uma Jornada de Redenção costuma ser considerada a maneira mais nobre e moral de responder a isso.

É o oposto de Moral Centrada No Personagem; contrastar também com Heroi Designado e Seguro Heroico. Ver também O Que EO Mal e Comentario De Nao Tao Diferente para quando um "vilão" é quem aponta isso, ou age como se houvesse algo para apontar com o fim de mexer com o herói. (Uma variante é quando o vilão elogia o herói, que por sua vez vai achar o elogio profundamente humilhante.)

Se o jogador não possui escolha real na decisão dele devido ao Empurramento ou todas as opções terminam com consequências terríveis pelas quais o herói é chamado a atenção, então ele Levou A Culpa Por Ter Sido Empurrado.

Quase nunca se aplica a quaisquer Poderes Que Sejam portadores de uma Licenca De Moral Onisciente, mas personagens que demonstrem Furia Contra Os Ceus talvez tentem isso. De maneira parecida, vilões tendem a ser imunes a isso graças à atitude deles de Tudo Gira Ao Meu Redor (ou, no melhor dos casos, Miopia Moral), mas uma Percepcao De Maldade pode dar um toque neles e isso talvez leve a um Colapso Vilanico. (Este tropo não se aplica a vilões que estão fazendo isso apenas Porque Eu Sou Du Malz.) Um vilão pode também estar na ponta receptora de outro vilão que lembra a ele que Até o Mal Tem Limites. E aqueles malditos mentores trapaceiros podem ocasionalmente se encontrar na ponta receptora da Furia Contra O Mentor.

Alguns videogames oferecem opções de diálogo (ou algo similar) que permitem que o seu personagem aponte as ações terríveis de alguém, o que pode ser muito satisfatório. Se o seu personagem é aquele que tem as ações apontadas, então é um momento de Que Merda é Essa, Jogador?. Meu Deus O Que Foi Que Eu Fiz pode ser uma versão auto-infligida, e isto costuma ser associado a uma Punicao Dos Videogames Pela Crueldade. Pode acontecer como resultado de uma Escolha Sadista induzida no jogador em um videogame. O herói pode tentar argumentar "Eu Fiz O Que Eu Precisava Fazer" como justificativa, mas nem sempre isso funciona. É claro, quem tem teto de vidro não deveria atirar pedras, e é necessário sempre pensar na própria Miopia Moral para não recair em um caso de Quem Reclama Esta Sempre Errado. Resultados podem variar contra o Heroi Sociopata ou O Irrestrito; cuidado para não receber em resposta um Cala A Boca Kirk ou um Sermao De Hannibal. Ate Tu Brutus pode contar como isso quando um herói não passa completamente para o lado dos vilões, mas é chamado a atenção por praticamente trair seus aliados. Se for uma criança chamando a atenção do pai ou vice-versa, é Dar Um Sermao No Velho ou Dar Um Sermao No Jovem. Pode se sobrepor a um Discurso Sobre Por Que Voce E Horrivel se um personagem ressalta as falhas do herói com muitos detalhes e da maneira mais brutal possível. Pode se sobrepor com Apontar A Covardice se o herói está tendo a atenção chamada para deficiências que se originam de medo ou falta de coragem bem posicionada. Um personagem que dê um sermão verbal no herói pode depois considerar que foi muito rígido com ele se ele se sentir desconfortável depois. O herói pode revidar se ele for do tipo que Nao Aceita Criticas.

É claro, as críticas não são necessariamente infalíveis. Podem haver momentos em que aqueles que criticam talvez não estejam a par de fatores extenuantes para os heróis. Às vezes, quem faz uma declaração de "que merda é essa" pode receber uma de volta — o Anti-Herói pode chamar a atenção do herói por ser inflexível demais para fazer o que é necessário, enquanto o herói pode responder que os métodos do criticante são pouco melhores que os dos vilões.

Importante: Este artigo é exclusivamente sobre cenas dentro da história em que chamam a atenção do herói para as ações ambiguamente morais ou más. Se o Heroi Designado é um Babaca (ou pior), mas ninguém aponta isso na série, leve o seu exemplo para Heroi Designado. Erros bem-intencionados ficam em Bom Trabalho Estragando Tudo, Herói. Revisores podem chamar a atenção para isso em suas análises, mas eles mesmos não se encaixam neste tropo porque eles não são parte da série que está sendo analisada.

Somente Exemplos In Universo.


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Top