Follow TV Tropes

Following

Br / Furo Na Trama
aka: Plot Hole

Go To

Yakko: [atuando como Puck] E este fraco e ocioso tema, não mais cedente, mas sim um sonho!
Dot: [traduzindo Em Termos Leigos]Tem um buraco no enredo tão grande que dá pra passar um caminhão dentro.

Buracos na trama, furos de roteiro ou Plot Holes são aquelas lacunas em uma história em que as coisas acontecem sem uma razão lógica. Quando um Plot Hole envolve algo essencial para o desfecho de uma história, pode prejudicar a credibilidade, para aqueles que se incomodam com essas coisas. Atingir um buraco na trama em alta velocidade pode danificar sua Suspensão Voluntária da Descrença.

Os buracos na trama podem vir de várias formas:

  • Personagens repentinamente tendo conhecimento que nunca lhes foi passado ou, vice-versa, personagens não sabendo algo que sabiam na semana passada, ou algo que qualquer pessoa em sua posição deve saber.
  • Um evento não decorre logicamente do que aconteceu antes.
  • Um evento ocorrendo de forma que outros eventos no trabalho simplesmente não permitem.

Os furos na trama ocorrem por vários motivos:

Os buracos na trama são, portanto, contradições ou falhas no universo fictício de uma história. Mesmo histórias intencionalmente irreais e fantásticas podem sofrer quando surgem buracos na trama, pois o público está disposto a suspender a descrença em relação à magia e outros poderes sobrenaturais, desde que a história faça sentido dentro de suas próprias regras e seja consistente.

Também é importante apontar que os buracos na trama não são "artifícios" da trama, já que os dois termos às vezes são confundidos. A diferença entre um buraco na trama e um artifício na trama é um dos versos impossíveis do improvável. Um furo de enredo é algo que acontece na narrativa que é impossível devido à lógica interna do universo da história, ou pelo menos, a história nunca estabeleceu ou mesmo insinuou isso como possível. Um artifício de enredo é quando algo acontece na narrativa que certamente é possível dentro do universo da história, mas as chances de isso acontecer são extremamente, às vezes até infinitesimalmente escassas, e só acontece porque o autor precisava que acontecesse. Para tais casos, o tropo que você procuraria é Coincidencia Complicada.

Também digno de nota é o fato de que é importante distinguir entre buracos na trama e erros de continuidade. Um erro de continuidade é apenas um pequeno descuido ou erro que não muda nada no curso da história. Para realmente se qualificar como um buraco na trama, a lacuna na história também tem pelo menos algum tipo de efeito tangível na trama.

Os buracos na trama às vezes são tapados ou ignorados com uma pincelada casual, ou ocasionalmente tratados por Lançar Luz Sobre o Tropo, e alguns escritores pensam que os buracos na trama que só se tornam aparentes bem depois que a história termina são buracos que não vale a pena tapar.

Lembre-se que Tropos São Ferramentas. Algumas histórias contêm buracos na trama como parte de sua natureza básica. Isso inclui muitos trabalhos ridiculamente cômicos e tudo que envolve uma Bola De Tempobol. Mesmo quando não está sendo jogado deliberadamente para rir, a narrativa e as explicações necessárias para fechar um buraco na trama podem servir como uma distração da trama principal; especialmente para buracos de enredo menores ou obscuros, geralmente faz mais sentido para um escritor ou diretor invocar o Mantra MST3K e se concentrar em sua história principal, em vez de se atolar em explicar minúcias.

Pode se sobrepor com Retcon e Emaranhado De Continuidade. Um ??? (Cliffhanger Copout) pode criar um Plot Hole se uma Pincelada for mal feita. Uma tentativa de resolver ou remover um Furo de Roteiro que introduz outro Furo de Roteiro é um Tubarao Voodoo. Compare Mas O Que Aconteceu Com O Rato para tramas em potencial que foram descartadas e, em seguida, retomadas. Veja também Roteiristas Nao Sabem Matematica.

Consulte também Lógica de Geladeira para casos em que um furo de roteiro não é imediatamente óbvio e só se torna visível em retrospectiva.

Sem exemplos, por favor. Isso apenas define o termo.


Alternative Title(s): Furo De Roteiro, Buraco Na Trama, Plot Hole

Top