Follow TV Tropes

Following

Br / In-Universo
aka: In Universe

Go To

Em sua forma original, os tropos são dispositivos para contar histórias destinados a transmitir um conceito a um público. A esmagadora maioria dos tropos neste site são especificamente isso: dispositivos que podem ser recriados por um aspirante a autor que visita esta wiki. Outros tropos tratam de identificar como o público reage a um evento, e muitas vezes são um efeito colateral não intencional do uso de um tropo. Se bastante comum, existem tropos separados para a mesma coisa de dois pontos de vista. Alguns tropos tendem a borrar essa linha em que tanto os personagens da história quanto o público reagem da mesma maneira ao uso do tropo, que às vezes envolve Lançar Luz Sobre o Tropo.

Nesta wiki você encontrará o uso do comentário "in-universo" quando alguém diz, por exemplo, "este tropo foi usado in-universo quando..." e é aí que um tropo mais frequentemente considerado como uma "reação do público" é usado dentro da história, ou seja, dentro de seu universo ficcional. Um desses usos é o Tropo Invocado, onde os personagens preparam ativamente o tropo com antecedência, embora isso aconteça mais frequentemente com "tropos de contar histórias".

Por exemplo, Substituto Odiado é uma reação dos fãs a um personagem substituto. A reação é muitas vezes "Você é basicamente o mesmo que o personagem anterior, mas você não é aquele que eu lembro e amo". A série 'Star Wars The Clone Wars'' tem um episódio em que o R2D2 é perdido na batalha e Anakin recebe um novo droide (praticamente idêntico). Anakin acaba tendo a mesma reação e atitude que a maioria dos fãs tem com um personagem substituto.

E há também uma distinção entre o que é usado na história e as razões pelas quais foi usado na história, chamada Watsoniano Versus Doylista. Por exemplo, Elliot estava transformado com cabelo comprido durante a festa de aniversário da Grace em El Goonish Shive. A razão in-universo foi fazer com que Justin, que gosta de brincar com o cabelo, concordasse em comparecer. A razão prática para essa trama era porque ele ficaria idêntico à Ellen se isso não fosse feito.

Palavras de conselho para futuros roteiristas. Apesar do que muitas vezes se acredita, mesmo sem Lançar Luz sobre eles, os escritores devem estar cientes dos tropos que estão usando e de como as pessoas reagirão a isso. O que separa a Boa Escrita da Má Escrita é quanto esforço é feito para limpar a maneira como os tropos são usados. Não negligencie as razões in-universo. Dê-lhes pelo menos uma Pincelada Por Cima. Seus leitores não vão perdoá-lo se você não o fizer.

Também é conhecido por vários outros nomes, como In-Historia, In-Serie e In-Ficcao.

E aqui estão alguns tropos separados por In-Universo e Reação da Audiência — Vida Real (nessa ordem):

Veja também Marketing In Universo (um fenômeno intimamente relacionado), Somente Exemplos In Universo (quando tropos só podem ter exemplos in-universo).

Nesta wiki, "In-universo" (ou In Universo) também é uma "palavra mágica" que você pode usar para marcar casos de uso de Reacoes Do Publico na história, que não possuem tropos genuinamente equivalentes. Digitar isso (ou melhor ainda, usá-lo como um pothole, já que a frase geralmente soa fora de lugar, especialmente quando colocada em um exemplo pré-escrito) desativará a notificação YMMV para esse marcador e seus marcadores de nível inferior.note  Não abuse desse recurso, ou seremos forçados a fazer coisas terríveis com você, seja qual for o universo em que você esteja.


Alternative Title(s): In Historia, In Serie, In Ficcao, In Universe

Top